OKRs versus KPIs: como entender a diferença!

A metodologia dos OKRs vem sendo cada vez mais adotada por diversas empresas de todos os portes e segmentos. E em grande parte das implementações de OKR que realizamos as perguntas mais frequentes estão relacionadas as diferenças e semelhanças com KPIs. A recorrência dessa dúvida me motivou compartilhar a nossa visão a respeito do assunto. […]

7 de fevereiro de 2022 09:22
por:

Robert Janssen, americano parcialmente educado no Brasil, é um executivo e empreendedor com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento d...

A metodologia dos OKRs vem sendo cada vez mais adotada por diversas empresas de todos os portes e segmentos. E em grande parte das implementações de OKR que realizamos as perguntas mais frequentes estão relacionadas as diferenças e semelhanças com KPIs. A recorrência dessa dúvida me motivou compartilhar a nossa visão a respeito do assunto. Normalmente as 3 perguntas que clientes mais nos fazem são:

  1. Como OKR e KPIs são diferentes
  2. Como os dois são semelhantes?
  3. Precisamos de OKRs se já temos KPIs?

Vejamos primeiro qual é a definição oficial do termo KPI pela KPI.org: “Indicadores-chave de desempenho (KPIs) são os indicadores críticos (chave) de progresso em direção ao resultado pretendido.”  Esta é a definição mais adotada pelo mercado nos últimos 30 anos.

No nível mais básico, os KPIs medem um aspecto do negócio. Vamos examinar cada termo da frase e ver como eles fazem sentido.

  • Chave: fornece um meio de alcançar ou compreender algo
  • Desempenho: define uma ação, ação ou procedimento específico
  • Indicador: designa o estado ou nível de algo

Você pode medir a receita, a receita por funcionário, a receita por representante de vendas e assim por diante. Todas essas são medidas ou indicadores de como um negócio está indo. Existem literalmente milhares dessas medidas que podem indicar como uma empresa está indo. Entre esses milhares, você seleciona os “poucos” que são indicadores-chave para o seu negócio e para as funções de negócios adequadas. Esses são, essencialmente, seus principais indicadores de desempenho. Simplificando, um KPI serve para realizar uma verificação de integridade da produtividade, eficácia e eficiência da equipe, funcionários e equipes individuais.

Métricas vs. KPIs

Como um KPI difere de uma métrica de negócios normal? A diferença pode ser melhor compreendida usando uma analogia.

No céu noturno, existem todos os tipos de estrelas. Entre eles estão as estrelas-guia – que podem ajudar a direcioná-lo e ajudá-lo a se orientar e a direção que está tomando. Da mesma forma, se você olhar para uma empresa, existem todos os tipos de métricas. Em cada departamento, existem muitas métricas disponíveis. Fora dessas métricas, existem algumas métricas-chave, ou KPIs. Isso pode ajudar a saber se um negócio está indo bem ou não.

Embora existam centenas de métricas que você pode acompanhar, assim como há bilhões de estrelas no céu, há apenas um punhado de KPIs – ou estrelas-guia. Os KPIs são diferenciados porque fornecem uma boa ideia de como está o desempenho do negócio e como você pode aprimorá-lo.

KPIs e resultados-chave

Uma parte importante do entendimento dos OKRs versus KPIs é entender como os OKRs funcionam em relação aos KPIs, e você pode aproveitar os dois. Compreender essa relação é vital para obter o máximo de suas principais métricas, bem como de seu programa de OKR.

Portanto, agora sabemos a diferença entre métricas e KPIs; mas quando um KPI se torna um OKR?

KPI-and-Key-Result

Depois de identificar o KPI que deseja rastrear, você deve primeiro defini-lo como base e encontrar o valor que seu negócio, departamento ou equipe está desempenhando no momento. Então, com base em seu valor de linha de base, você definirá uma meta. Por exemplo, se seu KPI é Receita, e você está atualmente com um desempenho de US $ 3 milhões, convém definir uma meta ambiciosa, mas não inatingível. Neste exemplo, você pode definir a meta de $ 5 milhões.

Em seguida, você deve adicionar um prazo dentro do qual gostaria de atingir essa meta. Os OKRs são geralmente estabelecidos em uma base trimestral ou anual. Por fim, atribua um departamento, equipe ou indivíduo que possua esse destino e seja responsável por rastrear o progresso e concluir os check-ins para esse destino.

Depois que um KPI tem todos esses recursos, ele se torna um resultado-chave bem estruturado para ser adicionado a um objetivo.

OKRs vs KPIs

Os OKRs podem ser uma estrutura de definição de metas relativamente nova, mas toda empresa tem um plano e um orçamento para cada ano. Esses planos e orçamentos correspondentes são normalmente baseados em projeções de KPIs, com base no que você fez no passado e no que pretende ou espera alcançar este ano. É aqui que os OKRs entram em jogo.

Vamos dar uma olhada em uma analogia de viagem para entender melhor como OKRs e KPIs funcionam juntos. Imagine que você está dirigindo para algum lugar. Se sua meta é seu destino, seu OKR é o veículo e seu KPI é o painel. Seu OKR é o que leva seu carro ao destino, enquanto seu KPI informa como seu carro está indo em direção à meta. Pode-se usar OKRs e KPIs para atingir o mesmo objetivo – mas eles desempenham funções diferentes.

Os OKRs fornecem uma abordagem simples e poderosa para definir metas de negócios, medir o progresso e obter maior sucesso. Estendendo a analogia da viagem, você pode usar o painel para verificar os KPIs, como nível de combustível, nível de óleo do motor, velocidade do veículo etc.

Mas há outras coisas com as quais você se preocupa, que não estão em nenhum painel. Por exemplo, um dos principais resultados para chegar ao seu destino é chegar são e salvo. Então, se você dormir no volante, não vai chegar ao seu destino. Garantir que você não durma e dirija com cuidado é um resultado importante para chegar ao seu destino, que não é necessariamente medido por meio de um KPI.

Dê uma olhada neste diagrama, que ilustra a relação entre OKRs e KPIs e a diferença entre OKRs e KPIs.

OKRs consistem em objetivos e resultados-chave. Os resultados principais, por sua vez, podem ser associados a um KPI. A palavra-chave neste relacionamento é “pode ser”. Os resultados principais não precisam ser necessariamente associados a um KPI.

Dê uma olhada neste exemplo:

Essa é a resposta ao debate entre OKRs e KPIs. Portanto, os OKRs não substituem os KPIs; em vez disso, eles abrangem os KPIs.

Prestar atenção à qualidade de seus OKRs e garantir que você atinja as prioridades mais importantes para sua organização ao começar a usar os OKRs deve ser de extrema importância para você e sua equipe. Ficar focado no que é mais importante o ajudará a alcançar mais com seus OKRs.

No entanto, definir os objetivos corretos e de alta qualidade pode ser uma tarefa intimidante de se realizar. Garantir que você esteja capturando as prioridades mais altas de sua empresa e traduzindo-as em objetivos de qualidade é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Observar os exemplos de OKR e ler sobre as melhores maneiras de escrever seus OKRs de qualidade pode ajudá-lo a desenvolver essa habilidade.

O uso de software OKR baseado em SaaS de alta qualidade pode aumentar o entusiasmo das equipes e ajudá-las a permanecer produtivas e executar com foco e alinhamento. Os membros da equipe podem gastar tempo de qualidade na decisão de metas ambiciosas, desenvolver maneiras inovadoras de alcançá-las e implementar uma ótima “estrutura de conversas, feedback e revisão” para melhorar o engajamento dos funcionários e o foco na execução. Rastreie KPIs e obtenha OKRs com precisão e foco com o software OKR da Profit.co.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito