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T.I nos processos de negócios empresariais
*Por Wellington Ávila
As estruturas existentes nas empresas relacionadas aos principais processos de negócios trazem consigo os serviços de Tecnologia da Informação (TI), presente praticamente em todas as rotinas de trabalho realizados diariamente. A conectividade à rede mundial de computadores, sistemas de informações, correios eletrônicos, serviços de home office, entre outros, são exemplos típicos de serviços providentes pela área de TI nas organizações, mas que merecem atenção e precisam ser monitorados minuciosamente, pois um problema visualmente encarado como contexto simples, pode na verdade ocasionar problemas de grande impacto nos negócios.
A área de TI contribui estrategicamente com os negócios da organização, mas muita das vezes de forma transparente, ou seja, algo imperceptível aos olhos de grande parte dos colaboradores atuantes em diversas áreas da empresa. A Tecnologia da Informação visa agregar valor em qualquer tipo de negócio por meio da disponibilidade e alinhamento dos seus serviços nas organizações.
De acordo com a 33ª Pesquisa FGVcia realizada em 2022 no Brasil existem 447 milhões de dispositivos digitais em uso tanto corporativo ou doméstico. A pesquisa aponta também que existe hoje em uso 1 computador para cada habitante, ou seja, 216 milhões de equipamento, dentre eles estão os desktops, notebooks e tablets. É possível perceber que boa parte da população brasileira está inserida na era digital, logo refletindo em suas habilidades básicas ou avançadas nas organizações.
Nas organizações a pesquisa apontou que os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (do inglês Enterprise Resource Planning – ERP) da Totvs e SAP correspondem à 33% do mercado cada um, sendo a Oracle 11% e os demais somados chegam a 23%. A Microsoft permanece na liderança pertinente à categoria que atende o usuário final, chegando a 90% de uso.
Finalizando a análise do cenário, a Inteligência Analítica se mantém no topo em relação aos lucros, o Business Intelligence and Analytics (BI), continuam dominando o mercado com 94% do segmento na seguinte ordem: SAP, Oracle, Totvs, Microsoft, Qlik e a gigante da tecnologia IBM.
Para atender de forma efetiva o negócio com o apoio estratégico da TI, recomenda-se a implementação de um programa robusto de governança de TI, visando a sua elaboração e aplicação através de frameworks disponíveis e conhecidos no mercado. A governança de TI especifica os direitos decisórios e do framework de responsabilidades para motivar o comportamento desejável na utilização da TI nos processos.
A governança de ti é compreendida como um conjunto de práticas fundamentais com o objetivo de alinhamento dos recursos da tecnologia da informação à estratégia dos negócios com o foco em agregar valor, aumentar a competitividade através do nível da qualidade das informações produzidas pela organização. São abrangidos como recursos de ti o hardware, software e equipe técnica. Na atual conjuntura, toda empresa possui em seus processos empresariais ferramentas tecnológicas de TI que contribuem na operação e na avaliação dos resultados. Nota-se que a governança de TI é imprescindível no gerenciamento, controle e garantia da qualidade de todos os processos de desenvolvimento de produtos e serviços.
Quando a implementação da governança de ti é realizada corretamente, notoriamente é possível perceber que a organização “caminha” em rumo ao sucesso, ou seja, a execução dos processos empresariais está focada na eficiência, inteligência e otimização, por meio de vantagens como: automação de processos, redução de custos, segurança da informação, agilidade na operação, soluções estratégicas e competitividade constante.
É importante na implementação da governança de ti a adoção de frameworks específicos visando o estabelecimento de melhores práticas, com intuito da garantia que a tecnologia da informação irá gerar resultados favoráveis à estratégia empresarial. A seguir os principais frameworks de acordo com o supracitado.
COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology)
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
PMBOK (Project Management Body of Knowledge)
O pleno envolvimento da alta administração empregado às competências e atributos da área de TI ajuda a fomentar de maneira imediata, inclusive se a organização estiver experienciando problemas relacionados aos serviços de TI. A tendência das organizações é o relacionamento diretamente por meio da adoção de modelos de melhores práticas de TI ao aumento da visibilidade dos executivos sobre o retorno de investimentos em TI. É importante considerar a governança de TI como uma alta capacidade da organização atuar através de um comitê, liderado pela gerência executiva e pela gerência de TI buscando definir e implementar estratégias de TI com o foco no alinhamento com o negócio, agregando valor e minimizando riscos.
É considerável que a não implementação de um programa de governança de TI pode acarretar fraquezas para a organização, algo que acaba transformando os processos empresariais vulneráveis aos riscos ocasionando o não cumprimento das metas estratégicas dos negócios.
Portanto, explorar os serviços de TI alinhados às estratégias de negócios das organizações podem ser vantajosos quando potencializados com a adoção de frameworks mais utilizados no mercado que apoiam o desenvolvimento de metodologias essenciais para o gerenciamento dos serviços e a construção do conhecimento através de um programa de governança de TI implementado de forma robusta.
*Wellington Ávila é consultor em Governança Corporativa de TI, Cybersecurity e Proteção de Dados
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito