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Pesquisa inédita mostra o impacto da indisponibilidade de produtos no posicionamento em e-commerces já no primeiro dia

Estudo apresenta o impacto da ruptura no varejo online

14 de maio de 2025 08:30

Quando o produto fica indisponível no e-commerce, seu posicionamento e visibilidade caem já nas primeiras 24 horas fora do estoque. A informação é de um estudo inédito realizado pela Lett, marca da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados para gestão da cadeia de consumo, o qual apresenta o impacto da ruptura no varejo online.

A pesquisa revela que 46% das mercadorias que estavam no top 5 dos destaques perdem posição para além dos 30 primeiros lugares já no primeiro dia sem estoque. No caso de café, limpeza e snacks & bebidas, a porcentagem é ainda maior: mais de 64% simplesmente desaparecem dessa colocação após igual período de inatividade. Já categorias como leite e nutrição infantil, chocolates e doces, e sauce e suplementos são as menos afetadas com o esgotamento: cerca de 38% perdem essa notoriedade.

Entre os canais de comércio eletrônico analisados no levantamento, o modelo Bricks & Clicks (B&C) – que combina lojas físicas com vendas na internet – sobressai no segmento alimentar, em que 46% dos suprimentos estiveram escassos por um dia, ficando além do top 30. Em seguida, nos marketplaces/pure players, uma taxa de 39% deixa esse ranking depois do mesmo período. Já no setor farmacêutico, o B&C registra 35% dos componentes reposicionados longe dessas primeiras posições.

Observando a recuperação das rupturas, o retorno não é imediato para as marcas. A pesquisa identificou que, na sequência da retomada do estoque, o posicionamento só normaliza, em média, após dois dias: no primeiro dia, somente 37,9% retornam à lista dos cinco primeiros. A partir do segundo, esse valor sobe para 59%.

Impacto nos anúncios pagos

A ausência também impacta os produtos patrocinados, que mantêm boa visibilidade, mas ficam indisponíveis para venda. O estudo revela que, durante o período analisado, em quase 7% dos dias houve casos de produtos patrocinados sem estoque. Projetando esse cenário para um ano, isso representa 26 dias de inacessibilidade, o que pode frustrar os consumidores e comprometer a experiência de compra.

De acordo com dados da Amazon, 70% dos consumidores iniciam a jornada de compra pela barra de pesquisa dos varejistas e 86% das vendas vêm de insumos que estão entre os 10 resultados iniciais de busca – comportamentos que demonstram a importância de se ser constante nas prateleiras digitais.

“Com o e-commerce cada vez mais competitivo, o levantamento Lett/Neogrid mostra que manter a disponibilidade não é apenas uma questão operacional, mas um fator estratégico para vendas e visibilidade”, diz Davi Song, CEO da Lett. “Empresas que não conseguirem gerir seus estoques adequadamente podem desaparecer das vitrines virtuais, perdendo espaço para concorrentes mais preparados. Se os consumidores dependem da procura para encontrar produtos, assegurar a presença nessas pesquisas é fundamental.”

 

Assessoria

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