Publicidade
Selecty, empresa de tecnologia para RH, é reconhecida como Empresa Destaque do programa do Sebrae
Das 698 empresas de base tecnológica que disputam espaço no Capital Empreendedor 2025, um dos mais relevantes programas de aceleração do país voltado à preparação de empresas para o mercado de capital de risco, o Sebrae anunciou que 100 negócios inovadores estão no Paraná e apenas 50 avançaram para a fase nacional.
Desses, 10 empresas conquistaram vaga entre os finalistas do Brasil, colocando o estado lado a lado com o Rio de Janeiro e atrás apenas de São Paulo, que emplacou 17 representantes.
O desempenho das empresas paranaenses não é obra do acaso. Nos últimos sete anos, o estado viu seu número de startups crescer mais de 500%, chegando a 2.841 iniciativas mapeadas pelo Sebrae/PR. Desse total, 36% estão sediadas em Curitiba, que se firma como um dos grandes polos nacionais de soluções tecnológicas voltadas a desafios complexos do mercado.
Nos bastidores da premiação, investidores destacaram quatro elementos que colocaram as empresas participantes no radar: crescimento consistente ao longo dos anos, indicadores sólidos de lucratividade e churn, um pipeline firme de lançamentos inovadores e o grande potencial de escala nacional nas frentes de Consultorias de RH e RH Corporativo.
Para Márcio Monson, CEO e fundador da Selecty Tecnologia para RH, “o resultado mostra a qualidade dos empresários paranaenses, a consistência dos modelos de negócio e a capacidade de gerar soluções que dialogam com investidores exigentes e dispostos a aportar capital em empresas preparadas para crescer de forma sustentável”.
Márcio Monson
A HRTech curitibana, com 15 anos de atuação e trajetória bootstrapped — empresa que cresceu com recursos próprios, sem depender de investimento externo — não apenas chegou à final como Empresa Destaque, mas foi classificada como a empresa nº 1 Negócio Destaque do Capital Empreendedor 2025, recebendo o título mais relevante de todo o programa. O reconhecimento ocorreu durante o anúncio oficial da premiação na etapa decisiva do Capital Empreendedor, realizada em 10 e 11 de dezembro, em São Paulo, reunindo investidores, aceleradoras, fundos e especialistas.
“A história da Selecty é construída com disciplina, tecnologia própria, forte coerência estratégica e obsessão por eficiência, pode disputar espaço com qualquer gigante, e agora alcança um novo capítulo. Sempre acreditamos que o futuro do RH seria definido por quem conseguisse unir IA, automação e experiência humana, permitindo atrair e selecionar talentos com agilidade e inteligência de dados”, conta.
O CEO ainda reforça: “O reconhecimento da Selecty no Capital Empreendedor 2025 representa a validação de um modelo de negócio sólido, lucrativo e sustentado ao longo dos anos. A classificação reforça que negócios com execução disciplinada, fundamentos consistentes e visão de longo prazo têm destaque no ecossistema nacional de inovação. Demonstramos que é possível crescer com sustentabilidade, mantendo alto nível de entrega, rentabilidade e um roadmap constante de lançamentos”, destaca.
A fala ecoou entre investidores e mentores do programa, muitos com olhos voltados para a crescente demanda de soluções que resolvam o gargalo que já atinge grande parte das empresas brasileiras: a dificuldade de contratar.
A empresa é uma das HRTechs mais relevantes do país ao criar um ecossistema completo de Recrutamento, Seleção e Admissão Digital. A plataforma combina inteligência artificial, gamificação, automações avançadas e metodologia própria, construída a partir de milhões de processos de R&S.
Mais de 3.500 usuários ativos utilizam a solução para conduzir triagens automáticas, vídeoentrevistas, testes comportamentais, provas online e admissão digital. O banco de talentos ultrapassa 4,7 milhões de currículos qualificados, abastecendo operações de consultorias especializadas e áreas internas de RH.
Esse amadurecimento tecnológico aparece também nos resultados financeiros da empresa. Operando em bootstrapping — empresa que cresce com recursos próprios, sem depender de investimento externo, seja de fundos, aceleradoras, investidores-anjo ou venture capital — registrou 35% de expansão no MRR nos últimos 12 meses, impulsionada principalmente pela tração em consultorias de RH e pela entrada crescente no mercado corporativo.
Para Monson, participar do programa foi uma oportunidade estratégica e transformadora. “O Capital Empreendedor nos ajudou a repensar o modelo de negócio pela ótica do investidor, aprimorar métricas e fortalecer nosso roadmap de produtos. Chegar à final — e ser reconhecida como a #1 do programa, recebendo o título de Empresa Destaque — estar no topo da lista é uma vitrine que abre portas para conexões qualificadas e potenciais investimentos alinhados à nossa visão de escalar a presença da Selecty em novos mercados”, completa.
As mentorias reforçaram diretrizes estratégicas e aceleraram desenvolvimentos previstos para 2025 e 2026, incluindo o Selecty Go, primeiro módulo de gamificação brasileiro.
Assim, com o interesse de investidores se intensificando a partir do programa, a Selecty planeja três frentes prioritárias: expandir a suíte de IA, com novos modelos para triagem inteligente e comunicação automatizada; acelerar a vertical corporativa, ampliando presença em grandes empresas; e impulsionar o Selecty Go, o primeiro software brasileiro de gamificação para recrutadores.
“Estamos apenas no começo. Nossa visão é liderar a transformação digital do R&S no Brasil, com tecnologia que economiza tempo, aumenta a precisão e melhora a experiência de seletores e candidatos. O Capital Empreendedor é uma vitrine, mas o movimento é muito maior”, destaca.
O avanço da Selecty ocorre em um momento importante para o setor de tecnologias voltadas ao trabalho.
Relatórios internacionais mostram que o mercado de software de RH movimentou US$ 40,53 bilhões em 2025 e pode chegar a US$ 89 bilhões até 2035, segundo análises da Business Research Insights — um salto que reflete a consolidação das soluções digitais como infraestrutura estratégica para empresas de todos os portes.
No Brasil, a percepção segue a mesma direção: 73% dos profissionais de atração de talentos afirmam que a adoção de inteligência artificial no recrutamento tem potencial para transformar profundamente a forma como as organizações contratam. O dado indica que automação, análise preditiva e modelos avançados de IA já começam a fazer parte da rotina do RH, acompanhando a onda de automação, adoção de nuvem e digitalização das operações de gestão de pessoas.
Mais de 90% das organizações já digitalizaram ao menos uma etapa do processo seletivo, conforme a Deloitte. E, segundo análises da Gartner, a automação reduz até 40% do tempo operacional dos recrutadores, enquanto soluções equipadas com inteligência artificial aumentam em até 25% a precisão do matching entre vagas e candidatos.
“Vivemos um momento especial. Crescemos mantendo rentabilidade, disciplina e inovação constante. Cada solução lançada reforça nosso propósito de transformar vidas através do trabalho. O Capital Empreendedor confirma que estamos no caminho certo”, finaliza.
Sobre a Selecty Software de Recrutamento e Seleção acesse: https://selecty.com.br
Assessoria
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito