Publicidade

Assespro-PR promove live com participação da Receita Estadual

Evento acontece dia 30 de outubro e abordará aspectos técnicos e operacionais da NPF 62/2023, além de responder às perguntas enviadas pelos empresários

29 de outubro de 2025 08:30

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), em conjunto com a Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC) e a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), realiza, no dia 30 de outubro, às 14h, uma live especial sobre a Norma de Procedimento Fiscal (NPF) nº 62/2023, com apoio da Receita Estadual do Paraná. O encontro, transmitido pelo canal da Assespro-PR no YouTube, tem como objetivo esclarecer dúvidas e discutir os principais pontos do documento, que impacta diretamente o setor de tecnologia e automação comercial.

A live contará com a participação de um representante da Receita Estadual do Paraná, responsável pela norma, que trará esclarecimentos sobre seus principais pontos e responderá às dúvidas previamente enviadas pelos associados.

“Este é um momento importante de diálogo entre o setor público e o setor privado para garantir entendimento, transparência e segurança jurídica na aplicação da norma”, destaca o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy.

 

 

Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR

A NPF nº 62/2023, publicada pela Receita Estadual do Paraná, tem gerado grande movimentação entre empresas de tecnologia e prestadores de serviços de software no estado. Ela estabelece novos procedimentos para o controle e a fiscalização das operações com softwares, licenças e serviços digitais, impactando diretamente a forma como as empresas de TI emitem notas fiscais, apuram impostos e se relacionam com seus clientes.

“Na prática, ela busca padronizar e ampliar a rastreabilidade das operações envolvendo bens e serviços digitais, promovendo maior transparência e combate à evasão fiscal. A norma traz mudanças importantes que impactam não só a parte fiscal, mas também os modelos de negócio e contratos de tecnologia. É essencial que as empresas busquem orientação técnica e jurídica para evitar inconsistências e autuações”, observa Adriano.

Ele destaca que a adequação à NPF nº 62/2023 também representa uma oportunidade de modernização: empresas que investirem em automação e integração de dados fiscais poderão reduzir riscos e ganhar eficiência operacional. “Além disso, a norma reforça o movimento do Estado em direção à digitalização e à transparência fiscal, ao mesmo tempo em que desafia o ecossistema de tecnologia a evoluir em conformidade com um cenário regulatório cada vez mais complexo.”

SERVIÇO

Os interessados podem enviar suas dúvidas até o dia 25/10. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Data: 30 de outubro de 2025
Horário: 14h
Local: Canal da Assespro-PR no YouTube
Envio de perguntas: via formulário
Realização: Assespro-PR | ABES | AFRAC
Apoio: Receita Estadual do Paraná

 

Assessoria

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito