Publicidade
Evento reunirá especialistas da Bélgica, Brasil e Estados Unidos no dia 1º de setembro, às 14h
A ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software – realizará Mesa Redonda Internacional – Desafios da Cibersegurança, no dia 1º de setembro, às 14h, para debater e mostrar as diferentes perspectivas de distintas regiões do mundo sobre o tema. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui, o evento contará com tradução simultânea e também em libras, e caso não consiga acompanhar nesse dia, o debate ficará disponível no canal do Youtube da associação.
Para trazer perspectivas internacionais para a discussão, o encontro contará com a participação de David Maimon, Professor da Georgia State University dos Estados Unidos e de Thomas Boué, Diretor Geral de Políticas na The Software Alliance da Bélgica. “O cenário de ameaças aumentou consideravelmente nos últimos anos e os incidentes cibernéticos estão atualmente entre os riscos de negócios mais significativos em todo o mundo. À medida que os legisladores promulgam ou preparam novas legislações e regras para melhorar a preparação e a resiliência da segurança cibernética, discussões como a organizada pela ABES são extremamente importantes. As ameaças cibernéticas são globais, e a indústria e os governos precisam trabalhar juntos, compartilhando experiências e práticas recomendadas para lidar com as questões de segurança”, afirma Boué.
Já o panorama brasileiro será levado ao debate por Mark W. Datysgeld, conselheiro da ICANN e Consultor de políticas internacionais para a ABES. “Já passamos do ponto no qual podíamos apenas olhar para tendências regionais. Se pensarmos na lei de proteção de dados da União Europeia, ela afetou o mundo todo e causou uma série de efeitos cascata. O que observamos com a NIS2, a nova diretiva de segurança da UE, é que efeitos similares ocorrerão. Dessa vez é melhor estarmos preparados do que correr atrás do prejuízo”, afirma o executivo.
Paulo Roque, empresário do setor de certificação e identidade digital, Cofundador da DigiForte e Vice-Presidente da ABES também tem presença marcada e fará a abertura do encontro. “O grande problema da segurança digital é que quem está fazendo a defesa é obrigado a acertar todas as vezes para manter sua integridade. Já aqueles que estão atacando possuem um número de tentativas que é limitado apenas por tempo e paciência. Ter um time inteirado de todos acontecimentos e inovações dentro dessa área é essencial”, afirma Roque.
E o fechamento será realizado pela Vanda Scartezini, Diretora e Conselheira da ABES. “Me parece bastante claro que a questão da segurança digital está em um momento novo, no qual ocorreu um processo de internacionalização e sofisticação de ataques. Vemos muitos casos na mídia, mas eles são uma fração de tudo que realmente está ocorrendo, pois, muitas empresas preferem manter sigilo sobre ataques sofridos. Temos que nos conscientizar disso e encarar o tema com firmeza e seriedade”, afirma a executiva.
A associação está comprometida em proporcionar cada vez mais conteúdo e serviços para os seus associados e parceiros, com o propósito de contribuir para a construção de um Brasil digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos, de forma inclusiva e igualitária. Por isso, a ABES tem atuado para assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente.
EVENTO: Mesa Redonda Internacional – Desafios da Cibersegurança
Data: 1º de Setembro
Hora: 14h
Inscrições: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_8XWFJT1jTZ-q9Xd823QFiQ
Sobre a ABES
ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito