Publicidade

Clube italiano da primeira divisão sofre ataque cibernético da modalidade ransomware

Bologna Football Club 1909 comunicou ter sofrido um ataque cibernético da modalidade “ransomware”

4 de dezembro de 2024 09:37

Na última semana, o Bologna Football Club 1909, da primeira divisão do campeonato italiano de futebol, comunicou por meio dos canais de comunicação, ter sofrido um ataque cibernético da modalidade “ransomware”, nos dispositivos eletrônicos do clube.

Normalmente esse tipo de infecção ocorre por meio de visitas a sites maliciosos, downloads e add-ons, que bloqueiam o computador e logo em seguida exige determinado valor financeiro para desbloquear.

A advogada Manuela Oliveira, sócia – fundadora do escritório Marques & Oliveira Advogados, especialista em Direito Digital, explica que “avanços tecnológicos criam riscos e exigem proteções. Claramente, como em todo espaço tecnológico, o metaverso expandirá o cenário de ameaças cibernéticas e trará desafios relacionados a malware, segurança DNS, criptografia, segurança API e muito mais”.

De acordo com informações divulgadas, o ataque foi realizado pelo grupo de criminosos RansomHub, que na ocasião roubou informações confidenciais do Bologna sobre os contratos de patrocínio, finanças e dados sigilosos dos atletas e demais funcionários. “Para garantir esta segurança é extremamente importante a educação do usuário final no sentido que qualquer pessoa possa, acidentalmente, introduzir um vírus em um sistema seguro se as práticas recomendadas de segurança não forem seguidas”.

Na maioria dos casos, cibercriminosos, exigem determinado valor financeiro para o resgate das informações bloqueadas, na ocasião o Bologna se recusou a seguir as exigências impostas pelos hackers, alegando infração penal. “Embora muitas organizações estejam cientes do que precisa ser feito para um bom gerenciamento de riscos, os programas de segurança ainda não conseguem identificar e bloquear esses cenários de ataque, o que é preocupante”.

 

Artigo 6º – Lei Geral de Proteção de Dados
VII – segurança: utilização de medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito