Publicidade
7ª edição do evento destaca o papel das novas tecnologias na transformação do varejo e apresenta soluções disruptivas para a experiência do consumidor
São Paulo foi palco da 7ª edição do Payment View, evento que reuniu empresas, especialistas e autoridades para debater inovações em meios de pagamento e o impacto dessas tecnologias sobre o varejo e o consumo, tanto no Brasil quanto no mundo. Com foco em apresentar novas oportunidades, o encontro destacou a diversificação das formas de pagamento como estratégia para ampliar receitas no varejo.
O tema não poderia ser mais atual: o Brasil se destaca entre os líderes mundiais em adoção de tecnologias avançadas para pagamentos digitais, com crescimento expressivo no uso de cartões, carteiras digitais e PIX. Segundo a Pesquisa de Comportamento do Consumidor Digital 2023, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 78% dos brasileiros utilizam carteiras digitais e PIX diariamente, superando a média latino-americana de 54%. Essa rápida adoção reforça a posição do país como referência em inovação financeira.
Nesse contexto dinâmico e promissor, o evento contou com a participação de importantes players do mercado, como Banco Central do Brasil, Afrac, Visa, Mastercard, Elo e Cielo. A Ingenico, líder global em soluções de pagamento, foi representada por sua diretora Executiva Comercial, Mayra Scarpelli, que a convite do Payment View, destacou, durante o painel Pagamentos integrados: fluidez, controle e conformidade no ponto de venda, que a experiência vai além da finalização de uma compra.
“O Payment View, já em sua sétima edição, traz notoriedade para o segmento, além de dar chancela a profissionais que estão no mercado há tanto tempo. O networking proporcionado é extremamente rico, assim como a oportunidade de acompanhar todas as tendências do mercado, com foco no Brasil. A conexão entre os profissionais de toda a cadeia do ecossistema de pagamentos enriquece o conhecimento e nos permite crescer juntos nesse mercado,” afirma Mayra.
Durante as palestras, no período da manhã, foram debatidos temas centrais sobre o futuro dos pagamentos, incluindo a adoção de interfaces invisíveis, inteligência artificial e decisões automatizadas para transformar a jornada do consumidor. Foram discutidas inovações tecnológicas como APIs, TEF, pagamentos integrados e mobilidade no varejo, além da importância de soluções escaláveis e compliance regulatório no Brasil. Na segunda sessão, focou-se na evolução do Pix e seu papel na digitalização financeira, a experiência do consumidor no varejo físico e online como diferencial competitivo e as novas infraestruturas digitais como tokenização e Drex, reunindo líderes do setor para debater tecnologia, negócios e mercado.
A diretora da Ingenico ressaltou que as soluções vêm se tornando cada vez mais disruptivas, com foco claro em melhorar a experiência do cliente. “Hoje, todo mundo busca uma jornada no ponto de venda com o mínimo de fricção possível. Na minha opinião, o hardware começa a atuar como coadjuvante nessa jornada. O que realmente diferencia é uma solução de valor agregado”, explica.
Mayra ainda indaga: “Como conectamos o hardware de forma simples a essa jornada? Estamos muito integrados na Ingenico e desenvolvemos soluções que permitem que desenvolvedores e parceiros de todo o ecossistema foquem na inovação e na concepção de ideias, contando com o suporte de empresas globais como a Ingenico, que investem pesado no ecossistema e nos padrões industriais”, destaca.
Sobre a importância do hardware no mercado, a executiva completa que, apesar de muitas vezes ser tratado como commodity, sua relevância vai muito além do preço. Ela aponta que focar somente no custo pode significar um retrocesso na continuidade da jornada do ponto de venda e que o mercado ainda tem muito espaço para inovações. “Esse jogo está só começando, e muita coisa nova está acontecendo”, analisa.
Mayra Scarpelli reforça como a Ingenico está acompanhando a evolução tecnológica e se posiciona à frente das principais tendências do setor. “A máquina não é só hardware. Além disso, ela oferece uma série de serviços de valor agregado. Temos o SoftPOS, uma solução que transforma smartphones em pontos de venda, além do Manager 360, que faz o gerenciamento completo das transações. Tudo isso fortalece o ecossistema de pagamentos. Hoje temos a máquina, e amanhã estaremos prontos para acompanhar todas as tendências que surgirem,” conclui.
Assessoria
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito