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Essa empresa cresceu 58% e é o maior CRM da América Latina

Ploomes projeta crescer mais de 50% em 2024

26 de julho de 2024 14:46

“Diante de uma dificuldade, alguns poucos enxergam uma oportunidade”. Foi com esse pensamento em mente que Matheus Pagani, Vinícius Sampaio e Tiago Pagani identificaram em um problema recorrente do mundo corporativo a oportunidade de traçar um novo rumo para a área de relacionamento com o cliente a partir da criação da Ploomes, maior empresa com foco em CRM da América Latina, que cresceu 58% no ano passado e planeja expandir mais 50% até o final deste ano.

Fundada em 2013, a história da empresa começa alguns anos antes disso, quando Matheus assistiu ao filme “A Rede Social” e viu como um grupo de amigos de faculdade criaram, diretamente do dormitório universitário, o que viria a ser a rede social mais popular e valiosa do planeta. Com o sonho de empreender, o jovem estudante passou a procurar produtos e soluções que pudessem gerar valor para o mercado.

Curiosamente, a resposta foi encontrada dentro de sua própria casa. Filho de um gerente comercial de uma multinacional japonesa, Matheus identificou em uma conversa com o pai uma dor do setor de vendas que ninguém atendia. “Como os vendedores precisavam fazer várias visitas aos clientes e os detalhes de cada visita sempre eram muito técnicos, as negociações acabavam se tornando longas e extremamente burocráticas. Assim era muito fácil perder detalhes importantes para a venda. Como resultado, muitas vezes os gestores nem sabiam em que etapa estava cada negociação, dificultando ainda mais o fechamento de um negócio”, relembra.

Para conseguir transformar o problema em solução, o fundador convidou Vinícius Sampaio, amigo dos tempos de escola, e o primo, Tiago Pagani, para unirem esforços e juntos atuarem numa solução que conseguisse automatizar a geração de propostas da equipe de vendas.

 

Trabalho em conjunto

Tendo o background técnico em comum, já que os três atuavam com programação, o trio iniciou os trabalhos para a construção de um sistema que atendesse a necessidade do mercado. Enquanto Vinícius e o Tiago foram responsáveis pela infraestrutura da plataforma, Matheus conduziu a construção da interface do produto.

Sem uma rodada de investimento, equipe de apoio ou escritório fixo, a empresa foi toda construída a seis mãos num trabalho incansável realizado inclusive da mesma forma que a inspiração do grupo: dentro de um quarto de apartamento. “Era um trabalho de 14 a 15 horas diárias. O início foi complicado, exigindo que cada um de nós abrissemos mão de empregos, faculdade ou adotasse uma jornada dupla de trabalho. Mesmo assim, caímos de cabeça com a certeza de que estávamos construindo algo valioso”, conta Vinícius.

Felizmente, todo o esforço rendeu os primeiros resultados rapidamente. Logo no mês de lançamento do projeto, a Ploomes conseguiu fechar com 8 clientes, provando desde cedo que a ideia realmente atendia uma dor muito presente e viva no segmento comercial. “Outra prova dessa rápida aceitação veio apenas dois meses depois, quando conseguimos o primeiro investimento, o que nos possibilitou abrir o primeiro escritório em São Paulo”, adiciona Tiago.

 

Momento de consolidação

Passados os primeiros obstáculos, a empresa se deparou com um novo desafio: aprender a vender. Com o histórico dos fundadores todo voltado para o lado mais técnico, o produto já estava totalmente funcional, mas os executivos tinham pouca experiência com marketing ou vendas. A solução encontrada foi buscar Octavio Garbi, o primeiro vendedor da Ploomes e hoje head de receita da companhia. O profissional acabou sendo um dos principais responsáveis pelo crescimento acelerado que permitiu o equilíbrio financeiro e possibilidade de expansão nos anos seguintes.

No entanto, a verdadeira prova de fogo ocorreu mesmo em 2020, desta vez num desafio de escala global, com a pandemia da covid-19. Apesar de todas as dificuldades vivenciadas no período, a Ploomes, diferentemente dos primeiros meses de operação, já tinha um posicionamento consolidado e uma equipe estruturada. Assim, o foco da instituição foi totalmente voltado para manter o máximo de pessoas possíveis e cortar investimentos que não afetariam o quadro de colaboradores. “Foi um momento de muita tensão, porque ninguém sabia exatamente o que poderia acontecer, mas serviu para provar que estávamos preparados e saímos ainda mais fortes”, destaca Matheus, atualmente CEO da Ploomes.

A confirmação de que a decisão foi acertada veio em 2022, quando a corporação foi procurada pela Sankhya, uma das mais conceituadas empresas de software de gestão do Brasil. Com a negociação com o grupo, a empresa conseguiu absorver a inteligência de um grupo com mais tempo de mercado e passou a contar com o apoio de uma equipe comercial de grande alcance nacional, o que possibilitou, desde então, alçar voos ainda mais altos.

 

Desafios do futuro

Olhando para o futuro, a Ploomes não se acomoda. Com o objetivo de ampliar em mais de 50% a sua base de clientes, a corporação planeja superar a marca de 3 mil empresas atendidas até o final do ano. “Temos um produto maduro que já foi testado por grandes empresas do mercado, como Philips, Unimed, Baterias Moura, entre outras. Ao unir o operacional de vendas às necessidades estratégicas da gestão, garantimos o engajamento e a verdadeira entrega dos CRMs, proporcionando eficiência, visão e controle de toda a jornada do cliente”, explica Vinícius, hoje CTO da organização.

Para conquistar esse número, a companhia possui planos de expandir sua equipe para 250 colaboradores e alcançar mais de 97% de satisfação em atendimentos de suporte, além de potencializar os seus processos internos de operação. “Vamos continuar focando em melhorias contínuas que especializem mais o time, aumentem nossa capilaridade em território nacional e agilizem o tempo de implementação dos projetos”, conclui Tiago Pagani, atualmente Head de Parcerias da Ploomes.

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