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Como criar conteúdo estratégico para redes sociais

Diretor de Marketing da Semrush compartilha 5 passos essenciais para elaborar um cronograma de publicações

10 de setembro de 2021 08:11

A constante evolução das tecnologias de comunicação nos mostra que estamos cada vez mais conectados. Se antes as redes sociais eram utilizadas apenas para compartilhar fotos pessoais e conversar com amigos, hoje são adotadas como canal estratégico de negócios e relacionamentos.

Entretanto, não basta apenas estar nas redes sociais, é preciso apostar em uma estratégia digital para compartilhar conteúdo relevante nos canais mais utilizados pelo público-alvo da empresa. O calendário de planejamento de conteúdo para redes sociais é uma parte fundamental da estratégia de mídias.

Com um calendário de publicações é possível organizar e agendar posts nas diferentes redes sociais, planejar conteúdos para cada dia da semana, acompanhar o engajamento de publicações anteriores e medir indicadores como: melhores dias e horários para postar em cada rede social e os formatos de publicação que o público prefere (texto, imagens, infográficos ou videos). Além disso, utilizar um calendário de conteúdo contribui para o gerenciamento do fluxo de trabalho e das demandas de comunicação e marketing digital.

Erich Casagrande , Diretor de Marketing da Semrush – plataforma de gerenciamento de visibilidade online, compartilha 5 passos essenciais para você criar um cronograma de publicações verdadeiramente estratégico:

  • Entenda seu público e escolha suas plataformas de mídia social

Você não precisa estar em todas as redes sociais para ser relevante. Conhecer quem é o seu público-alvo e em quais mídias ele mais interage, é fundamental para iniciar o planejamento estratégico.

  • Use um template de calendário de publicações nas redes sociais

Um modelo de calendário de conteúdo agiliza o planejamento por permitir a visualização do conteúdo por dia, semana e mês. Nós preparamos um template projetado para acompanhar um ano de conteúdo para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest, e você pode baixá-lo gratuitamente aqui .

  • Decida qual conteúdo postar

Análise os conteúdos publicados no passado para entender quais tiveram maior engajamento e assim planejar as próximas publicações. Se você está começando agora, uma opção é analisar a concorrência para entender quais assuntos estão trabalhando. Nossa ferramenta de análise de tráfego da solução Semrush Trends, ajuda a identificar o tráfego que seus principais concorrentes recebem das mídias sociais.

  • Escolhe a frequência de publicações nas redes sociais

Não há frequência certa para publicar conteúdo, mas você precisa levar em consideração quando seu público está online e quais os picos de engajamento em cada plataforma. Embora seja importante estar presente no feed, quantidade não é o segredo para uma estratégia de mídia social de sucesso.

  • Acompanhe e analise seu conteúdo de redes sociais

Com o calendário de conteúdo elaborado, você vai querer medir o desempenho das publicações e campanhas que já realizou. Nossa ferramenta de Social Media Poster funciona em conjunto com o Social Media Tracker para rastrear automaticamente o desempenho de seu conteúdo em cada plataforma de mídia social.

Colocando todas essas dicas em prática, você terá estratégia de mídia social de sucesso abrangendo planejamento, preparação e publicação de conteúdo para as diferentes redes sociais.

Sobre a Semrush Holdings, Inc.

É uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas globalmente executem otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitiva e obtenha resultados mensuráveis ​​de marketing online. A Semrush é líder em oferecer ideias e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. A Semrush, com mais de 67.000 clientes, está sediada em Boston e possui escritórios na Filadélfia, Dallas, Praga, São Petersburgo, Varsóvia e Limassol.

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