Publicidade
Composição da gestão 2026-2028 marca governança do principal ecossistema de inovação de Curitiba
O Ecossistema Vale do Pinhão elegeu, na capital do Paraná, seu primeiro Conselho Deliberativo da Governança para a gestão 2026 a 2028. A composição visa o fortalecimento do principal ecossistema de inovação da capital paranaense e reúne lideranças representativas dos setores público, privado e acadêmico, entre elas, Almir das Neves, representante da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR). A presidência do Conselho será exercida por Maura Harumi Sugai Guerios, tendo James Marins como vice-presidente.
Foram eleitos para compor o Conselho Deliberativo:
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a criação do Conselho consolida um momento de maturidade institucional do ecossistema. “Este é um momento histórico para Curitiba. Trata-se de um modelo de governança maduro, participativo e alinhado com o que há de mais moderno no mundo em políticas de inovação. Estamos construindo uma cidade cada vez mais competitiva, inovadora e preparada para o futuro”, afirmou.
O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, destacou o papel deste novo ambiente. “O Conselho Deliberativo nasce com a missão de transformar estratégia em ação. No Vale do Pinhão, ele fortalece a conexão entre talento, conhecimento, setor público e iniciativa privada, em um mesmo propósito: gerar oportunidades, fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico de Curitiba e da Região Metropolitana”.
O Conselho Deliberativo da Governança é a instância máxima de planejamento, deliberação e supervisão dos planos do ecossistema. Entre suas atribuições estão a definição do plano de ação estratégico, a articulação institucional, a contribuição para políticas públicas e a participação ativa em comitês, redes, clusters, conselhos e laboratórios.
“Estamos confiantes no trabalho e na experiência do Almir, pessoa que será articulador fundamental para ampliar a competitividade e a inovação do setor tecnológico local”, comentou o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy.
Sobre o Vale do Pinhão: http://www.valedopinhao.com.br/
Assessoria
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito