ABNT contribui para certificação de cidades inteligentes

Levantamento para certificação da Cidade Inteligente no município de São José do Campos chegou a 50%

14 de outubro de 2021 07:28

No dia 14 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Normalização. A data foi criada para celebrar a colaboração de especialistas, dos setores públicos e privados, que voluntariamente oferecem seus conhecimentos para promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços, por meio de normas técnicas.

A iniciativa das Organizações Internacionais de Normalização – ISO (Organização Internacional de Normalização), IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) e ITU (União Internacional de Telecomunicações), terá como tema este ano, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta data, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT reafirma o compromisso de apoiar, implementar e difundir os 10 Princípios do Pacto Global e está em constante contato com setor público brasileiro para engajá-lo na normalização nacional e internacional e conscientizá-los da importância do papel das normas técnicas para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O resultado de uma dessas ações é o processo de certificação do município de São José dos Campos, como sendo a primeira Cidade Inteligente com o selo da entidade.

A Prefeitura de São José já realizou o levantamento de 141 indicadores dentro do processo de certificação, por meio do trabalho realizado pelo Parque Tecnológico, em acordo firmado com a ABNT. As três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization) aplicadas para a mensuração na metodologia de certificação possuem um total 276 indicadores diferentes.

“Do total de indicadores já apresentados pela Prefeitura, 42 já estão de posse da ABNT que deverá iniciar a análise e validação das informações em breve, para que a certificação seja concluída até o final do ano”, comemora o presidente da entidade, Mario William Esper. Segundo ele, apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação, pelo WCCD (World Council on City Data).

O processo de certificação com base nos padrões ISO é uma iniciativa inédita no Brasil, desenvolvida pela ABNT em associação com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, complexo de inovação e empreendedorismo criado e apoiado pela prefeitura. “A ABNT sendo representante exclusiva da International Organization for Standarlization, possui credibilidade para realizar certificações em todo o território nacional, atendendo aos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços”, explica Mario William.

Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento.

O processo de certificação poderá auxiliar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e projetos.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 3o países.

 

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito