Publicidade

ABES disponibiliza diagnóstico de sustentabilidade gratuito

Pioneira e inédita, ferramenta mede hábitos e recomenda ações voltadas para a sustentabilidade das empresas

25 de novembro de 2021 07:53

Atenta às discussões sobre meio ambiente e alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança na sigla em inglês), a ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software busca contribuir para o aprimoramento da gestão das empresas oferecendo, de forma gratuita, o Diagnóstico de Sustentabilidade . Pioneira e inédita, a ferramenta efetua a análise do desempenho de gestão sob a ótica da sustentabilidade e dos conceitos ESG, buscando entender o estado da responsabilidade social e sustentabilidade das empresas de qualquer setor, associadas à ABES ou não.

De acordo com Rodolfo Fücher, presidente da ABES, as empresas têm objetivos de longo prazo no que diz respeito ao seu crescimento, à geração de empregos e à lucratividade. Contudo, sua missão precisa ir além disso. “As empresas têm um papel a desempenhar na sociedade e podem agir a favor da preservação do meio ambiente, da redução da desigualdade, valorização da diversidade e na solução de problemas sociais. Por isso, lançamos a ferramenta para aumentar a adesão das organizações a um modelo de gestão que seja indutor de desenvolvimento sustentável, guiado pelas boas práticas e políticas de ESG (environmental, social and governance)”, declara.

O Diagnóstico de Sustentabilidade ABES foi elaborado em parceria com a Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, e a ferramenta está sustentada em referenciais reconhecidos nacional e internacionalmente implantados por instituições como IBGC, Ethos, Pacto Global e GRI e orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o alcance da Agenda2030 das Nações Unidas. As empresas interessadas em realizar o diagnóstico podem fazê-lo por meio deste link. Os dados coletados são tratados seguindo as premissas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a ABES envia a cada participante uma análise do desempenho de sua empresa, bem como a indicação de ações para os próximos passos visando melhorias na gestão com foco em ESG.

ESG no foco da ABES

Com o objetivo assegurar um ambiente de negócios ético e sustentável, além de inovador, dinâmico e competitivo globalmente, e mediante o propósito de construir um Brasil digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento, a ABES tem criado uma série de iniciativas a fim de contribuir com o desenvolvimento das empresas do setor tecnológico facilitando a implantação de ESG (Environment, Social e Governance; em português: Meio ambiente, Social e Governança).

A ABES segue seu compromisso com a mobilização pela redução da desigualdade , atingindo 8 dos 17 ODS. A iniciativa tem o objetivo de apoiar ações de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de tecnologia e telecomunicações em desuso, reinserindo os materiais na cadeia produtiva através da engenharia reversa. Além de conscientizar empresários e colaboradores sobre o descarte correto de seus equipamentos e atender a Legislação Ambiental e segurança de TI, o que gera impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Em relação a governança, a ABES ajuda as empresas a implementarem seus próprios programas de compliance. Para isso desenvolveu a iniciativa Uma Empresa Ética – projeto que visa melhorar os padrões éticos e morais das empresas interessadas em adotar um Programa de Integridade que, além de promover a cultura da ética nas corporações, permita a mitigação das penalidades trazidas pela Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) e atenda aos requisitos das demais legislações aplicáveis. Ao oferecer gratuitamente às empresas associadas e entidades parceiras, três serviços que compõem os principais pilares de um Programa de Integridade efetivo – um modelo de Código de Ética e Conduta, treinamentos periódicos direcionados aos colaboradores das empresas e um canal de denúncias independente – a associação incentiva o mercado a seguir o caminho da ética e da integridade.

Comprometida em sua missão de fortalecer a Indústria Brasileira de Software e Serviços (IBSS) e de promover o desenvolvimento das empresas do setor, a ABES oferece às empresas de tecnologia o Guia de Fomento , documento no qual mantém catalogadas, atualizadas e facilmente acessíveis a quem tenha interesse, associados ou não, todas as informações sobre as opções de fomento à inovação e fontes de recursos, sejam públicas ou privadas. “Nosso objetivo é oferecer alternativas de aprimoramento da gestão tech para um futuro sustentável, orientada pelos princípios de ESG. Por isso, compartilhamos ao máximo informações, a fim de promover um equilíbrio no mercado tecnológico brasileiro”, conclui Fücher.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito