Conheça o “código genético” do mindset do Vale do Silício

Desde 2008, realizamos uma imersão no Vale do Silício. Sua origem se deu com o desafio que tínhamos de expor o mindset de execução necessário para que os empresários brasileiros de tecnologia sejam bem-sucedidos nas suas empreitadas de internacionalização.

31 de maio de 2022 08:54
por:

Robert Janssen, americano parcialmente educado no Brasil, é um executivo e empreendedor com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento d...

Desde 2008, realizamos uma imersão no Vale do Silício. Sua origem se deu com o desafio que tínhamos de expor o mindset de execução necessário para que os empresários brasileiros de tecnologia sejam bem-sucedidos nas suas empreitadas de internacionalização.

O empresário brasileiro foi treinado para investir mais tempo e energia em gestão de relacionamento, em vez de investir em ser melhor que o concorrente. Por muito tempo, buscamos ajudar esses empresários, por meio de palestras e oficinas, a desenvolverem uma mentalidade e atitude voltadas para a inovação e a competitividade, e, assim, darem um “cavalo de pau na pista” no seu modelo mental para conseguirem competir, em pé de igualdade, com os concorrentes internacionais.

Depois de tanto falar sem muito resultado, fomos os pioneiros em criar uma jornada diretamente na linha de frente, sentindo na pele, o nível de competitividade dos mercados que buscavam atacar. Isso possibilitou toda essa conscientização e entendimento. A imersão nasceu desta necessidade: acelerar o mindset dos empresários para conseguirem competir em solo americano, adotando o mindset do Vale! 

Ao longo da última década, aceleramos o mindset de milhares de pessoas por meio da nossa imersão no Vale do Silício. Durante esse tempo, muitas pessoas me perguntaram: “o que é tão especial no mindset do Vale?”. Isso me motivou a fazer uma desconstrução e, desse modo, identificar os componentes essenciais os quais fazem parte dessa mentalidade diferenciada e significam mais competitividade e progresso.

A picture containing text, outdoor

Description automatically generated

O resultado da minha desconstrução, que a diferenciam de outras geografias, foram os 7 principais componentes do mindset do Vale do Silício:

1. O mindset do Vale não leva o fracasso muito a sério.

Entende-se que o fracasso é uma oportunidade de começar de novo, mas, desta vez, de forma mais inteligente. Assim, o fracasso não é um evento definidor e não é um problema definitivo, a menos que comece a se tornar um hábito. O mindset do Vale celebra a vitória como se estivessem acostumados a isso, e encara a derrota como um desafio e uma lição para acertar na próxima.

2. O mindset do Vale faz com que as pessoas aceitem quem são e o que são.

Nesse componente, não conseguimos deixar de comentar uma das mais famosas afirmações (no meu ver, uma lástima) de Nelson Rodrigues, célebre escritor: “o complexo do vira-lata”. De qualquer modo, o mindset do Vale se auto valoriza e não se coloca para baixo, pois, dessa forma, não há como seguir em frente. A mentalidade do Vale entende que o primeiro passo de ser bem-sucedido é praticar a autoaceitação – recusando-se a estar em um relacionamento contraditório consigo mesmo.

3. O mindset do Vale trabalha sempre orientado por metas e busca o caminho da ação para alcançá-las.

Ter um sonho é ótimo, mas ter um sonho e objetivos é inteligente: os objetivos são sonhos que se tornam alcançáveis. O mindset do Vale busca, constantemente, definir e trabalhar em direção a metas para fazer uma diferença positiva. Metas tornam o invisível visível; elas permitem que você estruture seu pensamento para estar sempre procurando algo que possa fazer para se aproximar do que deseja alcançar. As metas levam todos a se perguntarem todos os dias: “o que estou fazendo me levará para onde quero estar e o que quero alcançar?”. O mindset valenciano não apenas estabelece metas, mas as estabelece altas. E não param até alcançá-las. Os OKRs nasceram no Vale para esse propósito.

4. O mindset do Vale não deixa as coisas ao acaso.

Em vez de esperar passivamente pelo melhor, quem age com o mindset do Vale assume o controle para fazer as coisas acontecerem. Há sempre uma escolha: você pode controlar sua mente ou deixar que ela o controle. Recusar-se a deixar as coisas ao acaso mostra força interior, determinação e uma vontade forte. Coisas incríveis acontecem quando você decide assumir o controle daquilo que pode controlar e deixar de lado o resto.

5. O mindset do Vale não desvia das suas metas por causa de problemas.

Essa mentalidade entende que, com uma postura negativa, os problemas crescem em força e, constantemente, vão puxar você para baixo, enviando-lhe desvios de pensamento ruins. Por outro lado, com uma mentalidade positiva, você pensará nos problemas como uma razão para ser criativo e apresentar soluções inovadoras. O maior problema é pensar nos problemas como problemas. O mindset do Vale sabe que, quando a concentração está nos problemas, se tem mais problemas, mas quando se concentra nas possibilidades, se tem mais oportunidades.

6. O mindset do Vale é decisivo.

O mindset do Vale foi construído dentro de um dos contextos de maior competitividade do mundo, e por isso a tomada de decisão é uma habilidade bem desenvolvida, mesmo nos momentos mais críticos. As pessoas que têm esse mindset não titubeiam ou duvidam da sua assertividade. Elas absorvem as informações de que precisam, depois esvaziam a mente e escolhem a melhor opção com base no que sabem. Se estiverem erradas, aprendem com isso.

7. O mindset do Vale não para de buscar o aprendizado contínuo.

Com um mundo onde o aumento constante da velocidade da mudança é verdade absoluta, só se consegue sobreviver com uma atitude de aprendiz, aberto ao novo, ao crescimento e ao desenvolvimento, com uma mente fresca, entusiasmada e livre de preconceitos. A experiência traz lições para todos nós, mas é preciso permanecer aprendiz para aproveitá-las.

Então, quem levar a sério o exercício contínuo desses 7 componentes, conseguirá desenvolver uma mentalidade altamente competitiva e bem alinhada com o mindset do Vale.
Agora, se quiser acelerar a internalização desse mindset, participe das nossas imersões no Vale do Silício. Elas são desenhadas para a vivência e para a aplicação do mindset na realidade individual dos participantes. Confira no nosso site.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito