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A automação de setor é uma tendência que está avançando
*Por Paulo Oliveira
O departamento de RH é o coração de qualquer organização, fornecendo recursos fundamentais para suas equipes e desempenhando o papel principal no bom funcionamento da empresa. Mas, como em qualquer outro órgão vital, ele pode sentir a tensão quando maus hábitos e ineficiências o atrapalham.
Existe uma regra fundamental na indústria de que, se um processo for feito repetidamente mais de três vezes, ele precisa ser automatizado. Dentro do setor de RH, existem muitos processos burocráticos e repetitivos no qual essa regra pode ser aplicada. De acordo com uma pesquisa da empresa americana Workato, a automação de setor agora é uma tendência que está avançando rapidamente, com aumento de 599% nos últimos dois anos.
Aplicar automação no RH significar utilizar um software para automatizar tarefas cruciais do setor para que haja menos trabalho manual necessário. Com essa tecnologia, é possível otimizar qualquer coisa, desde o planejamento de férias até o acompanhamento do desempenho dos funcionários ou o gerenciamento de funções.
Um dos principais benefícios dessa implementação é a diminuição dos erros humanos e a utilização do tempo para focar em atividades estratégicas. Além de melhorar o engajamento e produtividade da equipe, bem como a experiência dos funcionários.
Como a automação pode beneficiar sua empresa?
O RH está no centro da organização e quando o seu trabalho é otimizado, os benefícios se expandem para todas as áreas da empresa.
Eficiência
A eficiência está no topo da lista sendo o benefício mais tangível da automação, acelerando tarefas que de outra forma seriam repetitivas, demoradas e propensas a erros humanos.
Embora a maioria dos processos possam ser executados em uma única ferramenta, também é possível configurar um fluxo de trabalho de RH integrado para que os softwares conversem entre si e compartilhem dados.
Segundo uma pesquisa da Make, cerca de 20 a 30% da receita anual da sua empresa pode ser comprometida por fluxos de trabalho ineficientes. Esse valor é amplamente superior ao custo de implementação de softwares de automação no RH. Portanto, ao consolidar os fluxos de trabalho é possível também economizar recursos financeiros.
Experiência do funcionário
Quando a automação é implementada de forma eficaz, os membros da equipe notam melhorias em todos os estágios do ciclo de vida dos funcionários.
A tecnologia é capaz de tornar o trabalho menos burocrático e mais prático, fazendo com que a experiencia do colaborador seja mais agradável.
Ao invés de focar em processos manuais, o RH pode investir em atividades centradas no colaborador, como construção de cultura, esquema de benefícios e filosofias de remuneração – o que também melhora exponencialmente a experiencia do profissional dentro da organização.
Tomada de decisão baseada em indicador
Os dados fornecem uma visão geral do que está acontecendo em nossa força de trabalho, mas podem ser difíceis de identificar se a análise das métricas for feita manualmente.
Os dados de análise de desempenho são importantes para que a equipe de RH identifique as lacunas de habilidades em suas equipes. Os dados da McKinsey apontam que 87% das empresas estão tendo dificuldades para adquirir ou reter as habilidades necessárias para progredir. Com as métricas, é possível tomar decisões assertivas sobre o futuro da organização.
Os avanços da IA (Inteligência Artificial) não vão parar tão cedo, por isso, investir em softwares tecnológicos é o que nos aguarda para o futuro do mundo corporativo. A automação torna os processos de RH muito mais ágeis, padronizados, simples, confiáveis e elimina erros, refletindo em benefícios para toda a organização.
*Gerente de marketing da Apdata
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito