Publicidade
Tendências são pesquisas feitas sobre tecnologias que tem projetos para 2025
Nesta semana, eu, Cezar Taurion e Robert Janssen iremos gravar um podcast sobre as tendências de inteligência artificial para 2025.
Tendências não são exatamente previsões, são pesquisas feitas junto aos executivos do setor de TI sobre as tecnologias que tem projetos para 2025. É mais simples e compromete menos.
Mas o exercício de previsão é muito importante e desperta o interesse dos fabricantes de tecnologia que, a partir daí, vislumbram oportunidades de desenvolvimento.
No que tange à inteligência artificial, eu prevejo uma estrutura mais sofisticada e com menor consumo energético de GPUs do que temos hoje.
Comparando com o conceito da internet e do celular, que foram as últimas grandes transformações totalmente disruptivas que tivemos, o futuro da inteligência artificial trará um benefício universal totalmente disruptivo: a substituição de protocolos especialistas.
Um protocolo na ciência da computação é um conjunto de regras que permite a comunicação entre computadores, possibilitando a conexão e transferência de dados. Os protocolos funcionam como uma linguagem universal, compreendida por computadores de diferentes fabricantes e sistemas operacionais.
Os protocolos são fundamentais para as operações diárias na internet, como o acesso a sites, o download de arquivos, o envio e recebimento de e-mails dentre outras ações. Sem os protocolos, a comunicação em rede seria caótica e vulnerável a falhas e ataques.
Alguns exemplos de protocolos são:
Protocolo de Internet (IP)
HTTP (Hypertext Transfer Protocol)
Transferência de dados
Chamadas de APIs
Compatibilizar a comunicação de sistemas especialistas com outros é uma tarefa árdua em que é preciso converter as informações transmitidas em outra linguagem para que haja uma troca perfeita. No futuro, a inteligência artificial irá substituir os protocolos convertendo uma informação em outra sem a necessidade de ter uma pré programação do tipo De>Para.
Com essa capacidade, sistemas de todos os tempos serão capazes de trocar informações com outros, mantendo a integridade da informação, garantindo a segurança e a interoperabilidade.
Além da universalização da informação, o uso da IA na substituição de protocolos permitirá que modelos de inteligência artificial troquem informações sobre diferentes assuntos sem a necessidade de todo o processamento estar concentrado em um único datacenter.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito