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Veículos de comunicação usam estratégia de crescimento digital para ampliar receita e alcançar maior público

Chamado pelo jargão em inglês “growth”, planejamento constrói ativos digitais robustos para as mídias e traz resultados que modernizam os perfis, geram lucro e aumentam o engajamento

16 de março de 2022 16:51

Já há algum tempo os grupos de comunicação perceberam a importância de construir ativos digitais potentes para impactar seus públicos nas mais variadas plataformas. Mediatech especializada em impulsionar criadores de conteúdo, os chamados creators, a One Big Media vem colecionando casos de sucesso no segmento. O canal no Youtube do Grupo A Crítica, de Manaus, por exemplo, viu seu número de inscritos aumentar em 156%, batendo os dois milhões esta semana, além de obter 274% mais visualizações e um crescimento de 332% nas receitas. Em Minas Gerais, a One Big Media ajudou a Sempre Editora, dona das marcas O Tempo, Super Notícia e Rádio Super 91.7FM, a construir uma linha de conteúdo e audiência independente. Com a estratégia, o canal cresceu 276% em número de inscritos, 184% no número de views e 210% em receita.

Esse trabalho de growth em canais digitais é estratégico para ajudar os veículos de comunicação a alcançarem resultados consistentes de audiência e receitas, ampliando o alcance e a maneira com que se comunicam com seus públicos. No caso da One Big Media, a atuação não se limita a levar as marcas para os ambientes digitais, mas sim em ajudá-las a construir suas identidades como nativas nessas plataformas.

“Com o trabalho realizado para desenvolver o nosso canal no Youtube, pudemos colher importantes resultados, não apenas financeiros, mas em especial de números de engajamento na plataforma, conquistados com rapidez. É fundamental a comunicação de hoje contar com equipes que tenham expertise em SEO, Metadados, Inbound e demais estratégias para ampliar a operação”, afirma Cândido Henrique Silva, editor executivo da Sempre Editora.

Impulsionando a comunicação

Presente nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte do País com atuação focada em growth, a One Big Media identifica, em primeiro lugar, o perfil do público que cada marca deseja impactar. Após essa avaliação, um time multidisciplinar mapeia todos os pontos de contato com os públicos disponíveis, levando em conta também o perfil dos veículos atendidos. Posteriormente, é feito um planejamento para alinhar a estratégia de conteúdo às entregas e metas comerciais dos veículos.

“Aqui os efeitos positivos já começam a ser sentidos, com a aplicação de processos de metadados, SEO, Inbound e outras ferramentas de business intelligence que usamos para construir as soluções, sempre sob medida para cada cliente”, explica Leo Soltz, CEO da One Big Media. “O trabalho acompanha as exigências do cenário atual da comunicação. Antes o jornalismo e os meios de comunicação de massa exerciam muita influência sobre a sociedade, mas a forma de consumo da informação mudou. Assim, é preciso repensar as linguagens, os formatos e o próprio conteúdo. Essa transformação é urgente e absolutamente crucial para a sobrevivência dos veículos mais tradicionais”, conclui.

O trabalho de growth da empresa contempla quatro fases: imersão, planejamento, estruturação tática e ongoing. A primeira é um aprofundamento para entender as potencialidades, as lacunas e as oportunidades gerais para o conteúdo. Na segunda fase, as informações identificadas são transformadas em estratégias para o serviço de growth, como diretrizes técnicas e orientações gerais para distribuição e definição das frentes de conteúdo. Já na estruturação tática, são definidas quais são as técnicas necessárias para os clientes colocarem as estratégias em prática. Por fim, na fase de ongoing, a empresa faz o acompanhamento geral dos dados e da implementação, medindo resultados, corrigindo rotas e descobrindo novos insights.

“O ambiente digital é onde residem os maiores desafios e oportunidades para as marcas. Por isso, ser criativo e certeiro nesse novo formato não é mais uma opção para os veículos de mídia, mas sim um complemento indispensável na produção e distribuição de conteúdo”, diz Luís Moreira, gerente executivo da Rede Bahia. “Contar com um parceiro que entende as dores do mercado e conhece o ambiente de growth, como a One Big Media é fundamental para a abertura de portas e geração de novas fontes de receita. Estamos animados com essa transformação digital que se inicia”, comentou.

“Vejo o growth como algo além de uma tendência nos veículos de comunicação. Hoje, esse processo é uma necessidade. Garantir que haja um modelo alinhado às novas formas de comunicação oxigena os resultados e abre caminho até mesmo para a construção de uma estratégia em Omnichannel”, completa Leo Soltz.

Migrar não é um movimento simples, mas é preciso se reinventar. “Nosso objetivo é realizar o trabalho de growth com ao menos um grupo de comunicação por estado brasileiro, construindo novas pontes e os apoiando nessa jornada digital”, conclui o CEO.

Sobre a One Big Media

A One Big Media é uma mediatech especializada em desenvolver e impulsionar creators. A empresa faz parte do grupo eMotion Studios. O modelo de negócios aplicado torna a One Big Media sócia dos canais de creators. A startup possui hoje em seu portfólio mais de 100 canais de diversas verticais, nas principais plataformas, com ênfase no Youtube e Kwai. Um time de especialistas se dedica a impulsioná-los em métricas e metadados e ainda ajudá-los na profissionalização dos conteúdos e co criação, ao mesmo tempo em que oportuniza espaços para campanhas e projetos especiais, sob medida de branded content para marcas nacionais, atingindo assim uma audiência qualificada e de interesse – cobrindo as duas pontas desta jornada. Com os canais proprietários e associados a One Big Media soma mais de 60 milhões de inscritos e mais de 10 bilhões de visualizações. Mais de mil vídeos são publicados por mês, gerando mais de 500 mil novos inscritos e engajamento intenso para os canais da base.

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