Analista de Growth Ops, Sales Enablement, Engenheiro de Vendas, Sales Development Representative. Essas profissões ainda pouco conhecidas são só algumas das novas carreiras que surgiram nos últimos anos no setor de tecnologia, e há muito mais por vir.
De acordo com estudo do
Fórum Econômico Mundial , o processo de transformação do mercado de trabalho pode levar à criação de 133 milhões de novos postos de trabalho e ao deslocamento simultâneo de 75 milhões de empregos até 2022.
Com a revolução tecnológica, funções mais operacionais vão perdendo força, enquanto funções estratégicas são cada vez mais valorizadas. Assim, nasce nas empresas uma grande demanda por novas habilidades profissionais, muitas destas ainda não contempladas nas formações acadêmicas.
O setor de tecnologia, especialmente as empresas de software, tem impactado diretamente no surgimento de novas profissões. É comum encontrar nas áreas comerciais destas companhias posições como Sales Development Representative, responsáveis por gerar oportunidades de negócio para os vendedores.
Já a Engenharia de Vendas, por exemplo, une a grande quantidade de dados disponíveis sobre clientes e comportamento de consumidores a processos comuns das áreas relacionadas a planejamento e execução de projetos, como no caso da engenharia.
De acordo com Ketlin Scalco, gerente de Gerente de Operações e Estratégia de Crescimento da Cortex, diferente do vendedor como conhecemos, o engenheiro de vendas oferece produtos e serviços sofisticados e técnicos, para solucionar desafios específicos de negócio.
Líder em soluções de inteligência para Marketing e Vendas, a Cortex é uma das empresas que conta com esses novos profissionais em seu quadro.
“Há uma demanda cada vez maior por profissionais de vendas com um perfil consultivo. O vendedor precisa entender a dor do cliente e conectá-la às soluções que está vendendo, de forma a gerar valor para esse cliente. Também é importante que ele tenha características como o foco em resultados e a competitividade”, explica Ketlin.
E se a tecnologia transformou não somente os produtos e serviços oferecidos, mas também os vendedores, ela é também a responsável por preparar esses novos profissionais e aprimorar sua performance.
Outra área cuja demanda por profissionais vem aumentando é a de Sales Enablement. O profissional dessa área é o responsável por habilitar (enable, em inglês) o profissional de Vendas para que ele consiga aprimorar sua performance. Para isso, são feitas análises com objetivo de identificar pontos de melhoria e oportunidades, e aplicadas trilhas de treinamento em toda a cadeia de vendas, desde a contratação, onboarding e treinamento dos vendedores até etapas específicas do funil de vendas.
“Profissionais de Sales Enablement estão em alta no mercado. À medida que os produtos, produtos e o processo de vendas se sofisticam, as empresas estão percebendo a necessidade de aperfeiçoar seus times de vendas para atender às necessidades de clientes cada vez mais exigentes”, finaliza.
Na Cortex, as duas carreiras são responsáveis por contribuir com o crescimento da operação, seja por meio da identificação de oportunidades de melhoria e capacitação do time de vendas ou através da geração de negócios mais estruturados que conectam com a necessidade do cliente.
Sobre a Cortex
Cortex é a plataforma líder na América Latina em Growth Intelligence. Seu produto usa Data Science e Big Data sobre dados de mercado e de empresas para acelerar resultados de marketing, comunicação e vendas. A plataforma de inteligência de crescimento da Cortex é a única capaz de capturar um vasto volume de dados da Internet, estruturado ou não, conectá-lo aos dados internos das empresas clientes, analisá-los em escala, e permitir que as ações certas sejam tomadas no momento certo. Tudo isso oferecido em uma experiência simples e flexível para qualquer usuário de negócios.