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Parceria entre empresa e investidora vai além de capital e ajuda a ampliar aquisição de clientes
Quando uma empresa aumenta em 40% a base de clientes ativos em apenas dois meses significa que está percorrendo um caminho almejado por qualquer negócio. Foi o que aconteceu com a Base de Clientes, startup que tem como objetivo ajudar a fortalecer o relacionamento entre as empresas que cobram mensalidades e os seus clientes.
Fundada por Guilherme Bento Veshagem e Igor Ehlke Nichele, a Base de Clientes recebeu em 2023 um investimento de US$ 100 mil da Start Growth, Venture Capital que investe em startups e cria máquinas de marketing e vendas para potencializar o crescimento e a performance das organizações. O dinheiro, porém, foi apenas uma parte da colaboração visando ao crescimento da empresa. Atualmente, a Start Growth também é sócia no negócio.
Segundo Guilherme, que é CEO da Base de Clientes, havia uma ideia muito clara do produto que seria construído e do perfil de clientes que seria atendido.”Não tivemos dificuldades em construir a primeira versão da plataforma, conquistar os primeiros clientes e atrair os primeiros investidores. Porém, os desafios que vieram na sequência foram os maiores até agora: conquistar muitos clientes em escala e fazer o planejamento estratégico dos nossos próximos passos. E foi aqui que contamos com a ajuda da StartGrowth”, conta.
O executivo explica que o que atraiu ambos os lados na parceria foi a oportunidade real de colaboração, principalmente na área de vendas e de visão de produto. “Uma iniciativa de muito sucesso foi o trabalho de ajuda na revisão e planejamento dos nossos processos de aquisição de clientes. Graças a isso, em poucas semanas, conseguimos começar a crescer em apenas um mês mais do que o acumulado do trimestre anterior; e agora estamos construindo um 2024 com expectativa de metas batidas todos os meses”, afirma.
O CEO da Base de Clientes conta que, nesse ano de 2024, a startup pretende se consolidar como a ferramenta número um para as empresas que cobram mensalidades e aumentar a receita em cinco vezes.”Esse é um mercado muito grande. Cerca de 30% das empresas do Brasil são PMEs de serviços recorrentes, o que nos dá a perspectiva de construir um negócio que realmente gera muito impacto, transformando uma indústria que é focada, atualmente, apenas nos aspectos financeiros em uma uma visão de relacionamento entre as empresas e suas bases de clientes, gerando mais eficiência, menos custos e maior retenção”, explica Guilherme.
A parceria entre a Base de Clientes e a Start Growth exemplifica os benefícios do chamado “Smart Money”, que reúne não apenas capital investido, mas a experiência de investidores capazes de identificar oportunidades e melhorar processos visando ao crescimento da empresa investida. “Atualmente, atendemos centenas de clientes em todo o Brasil e processamos mais de R$ 100 milhões apenas no ano passado”, diz Guilherme.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito