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Soluções digitais aceleram o setor automotivo

Listo e Zul+ buscam oferecer serviços eficientes para o segmento, com tecnologia acessível e inteligente

11 de novembro de 2021 09:11

O setor automotivo tem uma cadeia produtiva muito extensa que depende de diversos segmentos para funcionar, como por exemplo plásticos, vidros, peças, eletrônicos, entre outros. E as dificuldades enfrentadas por esses setores na pandemia impactou diretamente na fabricação de veículos zero. Assim, como um efeito dominó, a falta de automóveis novos no mercado fez aumentar a procura por usados, o que incentivou a significativa alta de 54% na venda desses carros. Há modelos que estão com valorização de mais de 20% no preço, em um ano. Nesse sentido, para contribuir com o setor, muitas empresas estão impulsionando o mercado automotivo com soluções tecnológicas capazes de facilitar a vida do consumidor final, bem como das pequenas e médias empresas do setor.

Dessa forma, as PMEs do segmento, como concessionárias, oficinas mecânicas ou pequenas revendas de carros, também precisam de impulso para fazer a roda girar. Por isso, passaram a investir em soluções que facilitem as vendas e, consequentemente, contribuem para o crescimento das pequenas empresas do setor automotivo, como é o caso da Listo, fintech que tem o propósito de promover a autonomia financeira dos pequenos e médios empresários.

A empresa busca descomplicar a gestão dos negócios por meio de soluções inovadoras de pagamento, crédito e gestão financeira. Atualmente, 80% dos mais de 100 mil estabelecimentos comerciais que a Listo atende espalhados em todo o Brasil, são clientes do setor automotivo. A tecnologia da empresa é proprietária, 100% baseada em nuvem. Seu carro-chefe é a Listo Fácil, uma plataforma de gestão financeira com ferramentas simplificadas e totalmente integrada com a solução de vendas, em que é possível parcelar compras em até 21 vezes com pagamento no mesmo dia. Para contribuir com as PMEs do setor automotivo, a Listo lançou o Listo CDC, que permite ao lojista oferecer crédito direto ao consumidor utilizando o cartão de crédito. Esta solução está disponível para todo o comércio de veículos e, atualmente, permite o financiamento de carros e motos, novos e usados, em até 24 parcelas.

A Listo foi fundada pensando em solucionar um gargalo das PMEs do setor automotivo, que costumam fazer sua gestão financeira manualmente. “Somos uma plataforma na qual o cliente tem autonomia para decidir como gerenciar as finanças, e oferece de forma integrada e gratuita serviços como simulador de preço, conciliação de pagamentos e gerenciador financeiro” explica Olavo Cabral Netto, CEO e fundador da Listo. Segundo o executivo, esse serviço “sempre otimizou o dia a dia dos estabelecimentos comerciais, mas em tempos de crise, colaborou para que os comerciantes conseguissem manter seus negócios a todo vapor”, explica o CEO da Listo.

De olho no aumento das compras remotas, a fintech também desenvolveu uma plataforma que combina com máquina móvel, gestão de vendas delivery e conta digital ilimitada, o Listo2go. Além disso, a empresa também possui uma linha de empréstimo para capital de giro, o KGC, que é dirigido aos estabelecimentos comerciais para necessidades do dia a dia, como repor estoques, pagar salários de funcionários e passar por fases de baixa na produção e/ou nas vendas.

Seja por parte das concessionárias ou do consumidor final, essa cadeia se conecta por meio de tecnologia, em todas as pontas. Um exemplo disso é o Zul+, principal autotech da América Latina, que traz tudo que o motorista precisa na palma da mão. De acordo com um levantamento encomendado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), a crise sanitária fez crescer os interesses pelo carro próprio e também pelo celular. Em 2020, 14% dos respondentes apontaram o celular como o item mais importante, em 2021, o número subiu para 16%. Já o carro, aumentou em nível de importância para os brasileiros de 14% (2020) para 31% (2021).

Contar com ajuda da tecnologia para tornar a vida mais prática tem se tornado cada vez mais comum. Logo, as soluções que consigam atender essa demanda, acabam ganhando a preferência dos usuários. Além da função de pagamento rotativo, o Zul+ oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, TAGs de pedágio sem mensalidade (que permitem viajar e estacionar sem pegar filas), CRLV Digital, acionamento de seguro, pagamento de estacionamento de shopping e controle de multas.

De olho nas necessidades dos brasileiros e pensando muito na questão dos últimos aumentos de preço dos combustíveis, o Zul+ lançou recentemente a nova funcionalidade de controle de gastos. A cada vez que o usuário do app abastecer, ele poderá registrar o valor e a quantidade de litros adquirida, criando um histórico de gastos.

“A nova funcionalidade traz valor para a plataforma e aumenta o grau de utilidade para quem dirige. Hoje, o controle de gastos está relacionado ao abastecimento. No entanto, a autotech pretende que, num futuro próximo, a ferramenta agregue outros serviços ligados ao carro, como manutenção, por exemplo”, explica André Brunetta, CEO do Zul+.

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