Publicidade

Serpro conquista o Selo Ouro do GHG Protocol

Reconhecimento reflete a evolução da empresa em gestão ambiental, que passou do Selo Prata, em 2024, para o Ouro em 2025

11 de setembro de 2025 08:30

O Serpro alcançou, em agosto de 2025, um marco importante em sua trajetória de sustentabilidade: a conquista do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), principal referência mundial no cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Uma conquista que reforça o alinhamento da empresa aos princípios ESG (ecoambiental, social e governança), com destaque neste caso para a vertente relacionada ao meio ambiente.

A certificação recebida evidencia a publicação, pelo Serpro, de um inventário completo, verificado por um Organismo de Verificação de Inventários de GEE (OVV) acreditado pelo Inmetro, e comprova o avanço da empresa desde outubro de 2024, quando havia recebido o Selo Prata.

“A conquista do Selo Ouro demonstra, de forma clara, o compromisso do Serpro com a transparência das ações ambientais em curso na empresa”, celebra o diretor de Administração e Finanças, Osmar Quirino. “Esse reconhecimento reforça que, na empresa, a sustentabilidade é uma diretriz permanente que orienta nossas decisões”, acrescenta o executivo.

Para o diretor Osmar, a estatal avançou ainda mais no tema com a migração para o Mercado Livre de Energia e com projetos para autossuficiência, que permitirão a utilização de energia 100% renovável e certificada. O Serpro também está substituindo equipamentos obsoletos e eliminando o gás R-22.

Sustentabilidade é uma diretriz permanente com ações concretas

“A atuação do Serpro foi um exemplo de como transformar metas ambientais em ações concretas. Esse reconhecimento comprova que estamos no caminho certo para construir uma organização cada vez mais sustentável e alinhada aos desafios do nosso tempo”, afirma a líder do Projeto Ser ESG, Valéria Silva.

Ainda de acordo com Valeria Silva, a jornada até o Selo Ouro demonstra como o Serpro vem consolidando uma cultura ESG viva e participativa, que mobiliza áreas técnicas, administrativas e estratégicas em torno da responsabilidade socioambiental.

“Esse esforço coletivo garante que os compromissos assumidos com a sociedade sejam traduzidos em resultados mensuráveis, sustentando a posição da empresa como agente público de inovação, responsabilidade e sustentabilidade”, avalia a líder do Projeto Ser ESG.

O programa

Criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o World Resources Institute (WRI), o PBGHG é considerado a maior base de dados pública de inventários corporativos de GEE da América Latina. Sua política de qualificação contempla três níveis de certificação: bronze, prata e ouro, que refletem o grau de abrangência e confiabilidade das informações reportadas pelas organizações.

“A padronização do Serpro a essa metodologia evidencia precisão e transparência na comunicação dos resultados, seguindo as melhores práticas internacionais”, declara a analista responsável pelo monitoramento das ações do eixo ambiental, Maria Cristina Carvalho.

Para a analista, a conquista do Selo Ouro representa um ponto-chave para a evolução da empresa no quesito ambiental, além de fortalecer a imagem institucional junto a parceiros, órgãos de controle e sociedade civil.

 

Assessoria

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito