Publicidade

Sebrae e iCities vão capacitar 900 gestores de 181 municípios que concentram 10% da população brasileira

Programa começa em fevereiro

14 de fevereiro de 2023 14:58

O maior programa brasileiro de capacitação de gestores públicos em soluções de inovação e cidades inteligentes começa em fevereiro, por iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com o hub de inovação iCities. O treinamento de 900 gestores de 181 municípios de todas as regiões do país vai gerar impactos na qualidade de vida, empreendedorismo e empregabilidade para cerca de 22 milhões de pessoas, o que equivale a 10% da população brasileira. A aula inaugural contou com a presença do escritor norte-americano Don Pepers, especialista em estratégias de gestão de relacionamento com o cliente, autor de vários best-sellers sobre a temática.

O Programa Inovação para Gestão Pública Empreendedora contempla os finalistas do “11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, iniciativa do Sebrae Nacional que anualmente reconhece prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados no desenvolvimento dos pequenos negócios dos municípios.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick esta foi a maior edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com mais de 1.300 municípios e 1.600 projetos inscritos, que resultaram em 181 finalistas na etapa nacional. “Destes, foram premiados 12 projetos de 11 municípios, como incentivo à inclusão do empreendedorismo na agenda municipal brasileira, em uma parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta de desenvolvimento local. Sabemos que os municípios são a origem e a força do desenvolvimento. É importante destacar que a inovação é o caminho para a diferenciação, para agregar valor à produção nacional e aumentar a produtividade. Os municípios brasileiros têm destacado papel na inovação da gestão pública e também das empresas, principalmente as pequenas”, comenta.

Ferramentas de transformação

Além dos 11 municípios premiados nacionalmente, os 170 finalistas estaduais também serão capacitados. Ao finalizar o programa, os participantes serão capazes de compreender como a inovação e a tecnologia podem ser usadas como ferramentas para a transformação da gestão pública e para o desenvolvimento socioeconômico, como orienta a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes. Eles também, vão conhecer cases de gestão inteligente com uso de digitalização, sensorização, Big Data, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Internet das Coisas (IoT) em serviços urbanos.

O curso apresenta experiências de cidades que implementaram projetos de transformação social com inovação e tecnologia, para trazer eficiência aos recursos públicos. Entre eles, exemplos de como a tecnologia pode ser usada para garantir eficiência nos processos, economia em licitações, geração de renda através da arrecadação de impostos, além da aplicação de processos de inovação aberta em living labs. O programa traz ainda um módulo sobre segurança jurídica para a proposição de projetos de inovação, com ferramentas legais que permitam a contratação de soluções para as cidades, modelos de negócios, govtechs e cases focados em municípios de pequeno porte.

“Vamos capacitar gestores dentro do universo das cidades inteligentes, cujo desenvolvimento requer liderança e visão, estimulando a cooperação público-privada e promovendo a competitividade local”, diz Beto Marcelino, diretor de relações governamentais do iCities. O curso inteiramente desenvolvido pela empresa curitibana apresenta materiais em vídeo, ebooks de apoio, fórum e tutoria, que será realizada de forma assíncrona pelos participantes, com agenda de encontros virtuais ao vivo para a troca de experiências e networking.

Além de fomentar o ambiente nacional de negócios e inovação há 12 anos, o iCities representa a Fira Barcelona no Brasil, entidade público-privada que realiza anualmente o maior evento mundial em cidades inteligentes. Com a chancela da Fira, o iCities organiza desde 2018 a edição brasileira do evento, o Smart City Expo Curitiba, que chega a sua quarta edição entre os dias 22 e 24 de março.

Durante o evento, será realizado um programa de imersão para os 11 municípios premiados nacionalmente pelo Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os gestores farão visitas técnicas a empresas privadas e organismos públicos que lideram o ecossistema de smart city em Curitiba, uma das seis cidades mais inteligentes do mundo pelo World Smart City Awards 2022 e Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, segundo o ranking Connected Smart Cities 2022.

Estarão em Curitiba para o módulo especial de imersão do Programa Inovação para Gestão Pública os gestores dos 11 municípios premiados: Chapadão do Sul (MS), destaque em dois projetos, Guarantã do Norte (MT), Jacarezinho (PR), Rio do Sul (SC), Porto Ferreira (SP), Niterói (RJ), Pilar (AL), Queimadas (PB), Matinha (MA), Baturité (CE) e Barcarena (PA).

Conheça os cases vencedores

A prefeitura de Chapadão do Sul (MS) venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com a iniciativa “Cidade Digital Simplificada”, na categoria Desburocratização, além de ser eleita Cidade Empreendedora da Região Centro-Oeste, com o projeto “Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação”. Antes do projeto, a cidade tinha apenas 48% da população economicamente ativa, com baixa movimentação econômica do comércio local. Com isso, lutava para se tornar cidade polo regional. Entre as ações da municipalidade estão a criação de um programa de crédito em apoio aos pequenos negócios locais; um programa de inclusão profissional a famílias vulneráveis; e a implantação de um portal de compras públicas para que pequenos negócios locais pudessem aumentar as compras no município. Como resultado, Chapadão do Sul se tornou o município do país com mais atividades isentas de taxas de licenciamento, 913 novas empresas instaladas, 81% das compras públicas realizadas no município e hoje tem 79% da população economicamente ativa.

A categoria Compras Governamentais premiou Guarantã do Norte (MT). Nos quesitos Inovação e Sustentabilidade, a vencedora foi Baturité (CE). Em Marketing Territorial e Setores Econômicos, Porto Ferreira (SP) foi a premiada. Já em Empreendedorismo na Escola, a vencedora foi a prefeitura de Matinha (MA), assim como Queimadas (PB), na categoria Sala do Empreendedor. Em Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, levou a melhor o município de Jacarezinho (PR), com o projeto “Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro”, que engloba outras dez cidades. Além da Região Centro-Oeste, a categoria Cidade Empreendedora também premiou o município de Pilar (AL), na Região Nordeste; na Região Norte, o projeto de Barcarena (PA); o projeto de Niterói (RJ) foi o vencedor da Região Sudeste; e na Região Sul, a prefeitura de Rio do Sul (SC) levou a melhor.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito