Publicidade

Recife vira a capital nacional do H2V

Evento IATI Talks vai reunir, no próximo dia 25, os principais players da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde

12 de abril de 2024 11:37

No próximo dia 25 de abril, Recife se torna a capital nacional do Hidrogênio Verde. O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) promove a primeira edição do IATI Talks com o tema “Hidrogênio Renovável: Cooperação, Inovação e Financiamento para Transição Energética”. O evento reunirá os principais protagonistas da cadeia do Hidrogênio Verde, incluindo representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Governo de Pernambuco, empresas do setor elétrico brasileiro, do setor de Óleo & Gás, fabricantes, off-takers (compradores) de hidrogênio e instituições de pesquisa.

Para o diretor presidente do IATI, Guilherme Cardim, “Eventos como esse são fundamentais para impulsionar a discussão e a cooperação no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a transição energética. É uma oportunidade única para reunir os principais atores do setor e promover a troca de ideias e experiências, visando acelerar o avanço das tecnologias relacionadas ao hidrogênio.”

O destaque da programação será a abertura realizada pelo Governo de Pernambuco, que detalhará sua estratégia de H2 Verde e o apoio aos projetos em desenvolvimento no estado. Além disso, os participantes terão acesso a painéis que discutirão oportunidades de financiamento a serem apresentadas pela ANEEL e pela FINEP, experiências práticas de projetos de H2 Verde já em operação e as mais recentes tecnologias para aplicação do hidrogênio em diversos setores. Entre os palestrantes, representantes de instituições de renome como EDP Brasil, NEA Hytron e o próprio IATI, que é o único centro de pesquisa nacional com seis projetos simultâneos em H2V e que compartilhará suas contribuições tecnológicas e aplicações inovadoras relacionadas ao hidrogênio.

Os participantes do evento, que é exclusivo para convidados, terão a oportunidade de visitar o laboratório de H2 do IATI, reconhecido como um dos mais bem equipados do Nordeste na área. Essa visita proporcionará uma imersão nos projetos inovadores conduzidos pelo Instituto. O Iati Talks será realizado na sede do instituto, localizada no bairro do Prado, no Recife.

Entre alguns dos nomes já confirmados estão: Paulo Luciano de Carvalho – Secretário de Inovação e Transição Energética da ANEEL, Rafaelly Fortunato – Gerente Substituta do Departamento Regional do Nordeste da FINEP, Cayo Moraes – Gestor Executivo de Novos Projetos de Hidrogênio Verde da EDP Brasil e Ana Luiza Ferreira- Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.

 

*Fonte: Assessoria

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito