Publicidade
A insurtech utiliza inteligência artificial como um dos pilares de seu modelo de negócios para oferecer as melhores ofertas aos clientes
São Paulo, abril de 2022 – Quando pensamos em um mundo digital e tecnológico, temos a percepção de que esse meio remete a praticidade e rapidez, levando à sociedade formas fáceis de solucionar problemas e ganhar tempo na dinâmica do dia a dia. E um dos elementos que ajuda nessa missão é o uso da inteligência artificial, capaz de facilitar diversas decisões de negócios.
Um exemplo disso vem da Pier, a primeira seguradora digital do Brasil. A partir da análise de diversos dados dos usuários, ela é capaz de oferecer aos clientes uma experiência descomplicada, rápida e encantadora.
Afinal, faixa etária e hábitos de consumo não podem mais determinar sozinhos o quanto uma pessoa deve pagar por um seguro. Assim como uma vítima de assalto não pode ficar com um reembolso pendente durante semanas enquanto a seguradora analisa todas as informações sobre o sinistro. A Pier permite que os dados sinalizem isso e ainda mais, com cotações rápidas e personalizadas, devoluções instantâneas em alguns casos e contratação direto pelo aplicativo em alguns toques.
Quanto mais a Pier entende sobre quem está do outro lado da tela, mais soluções ela é capaz de oferecer.
Há 4 anos no mercado, a seguradora digital de smartphones e automóveis já foi, inclusive, reconhecida pelo uso desse tipo de ferramenta. A partir da inteligência artificial, o Pier Bolt é capaz de analisar pedidos de reembolso em menos de 1 segundo e fazer pagamentos em até 10 segundos.
Com tamanha expertise no assunto, a insurtech firmou acordos comerciais com a Stellantis, holding responsável pela Fiat e Jeep, além da LexisNexis, que permitem a coleta de dados através do computador de bordo no carro da montadora, após consentimento do proprietário, para precificação personalizada de acordo com o comportamento do motorista. Com a utilização da tecnologia da LexisNexis, em um futuro próximo a Pier conseguirá individualizar a oferta do seguro de automóveis de forma geral, revolucionando ainda mais o segmento.
Outro acordo que envolve a tecnologia é o da Pier com a plataforma Olho no Carro. Ao pesquisar o histórico completo de um automóvel no site de consulta veicular, o cliente já recebe também uma cotação do Seguro Auto da Pier, informação relevante no momento da decisão de compra.
Segundo Igor Mascarenhas, CEO da insurtech, a tecnologia promove uma democratização de acesso aos serviços de seguro. “A Pier surgiu com o objetivo de garantir o acesso ao seguro a uma grande parcela da população que nunca havia tido contato com o produto. Sem dúvida, a tecnologia e a inteligência artificial são grandes aliadas e facilitadoras nessa missão ao nos possibilitar precificar e assumir riscos de forma mais consciente”, explica.
Sobre a Pier
Fundada em 2018 por Igor Mascarenhas, Lucas Prado e Rafael Oliveira, a Pier é a primeira insurtech a transformar-se em seguradora no Brasil. Além disso, é a primeira a usar inteligência artificial para tornar incrível a experiência com seguros, desde a contratação até o pagamento do reembolso. A seguradora, que atua com seguros de smartphones e automóveis, alia tecnologia ao atendimento humanizado para substituir as ofertas complexas por um seguro descomplicado, e trocar a burocracia por processos instantâneos de ponta a ponta.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito