Publicidade
O fundo reúne empresas investidoras como BB Seguros, Moura Baterias e AgeRio e realiza a primeira chamada para Startups dos mercados de Seguros e Energia.
Após o sucesso do fundo BR Startups que reuniu 7 corporações e investiu em 15 startups em apenas 4 anos, a MSW Capital, primeira gestora especializada em Corporate Venture Capital (CVC) do Brasil, anuncia o lançamento do MSW MultiCorp II, o segundo fundo da empresa que consolida o modelo Multi-Corporativo criado pela gestora. Com patrimônio previsto de R$100 milhões, o fundo possibilita para as corporações investidoras o ingresso no mercado de Venture Capital de forma estratégica e estruturada.
O MSW MultiCorp II já nasce com empresas investidores líderes em seus segmentos como a Moura Baterias, a BB Seguros e a AgeRio, sendo as duas últimas também investidoras do 1º fundo da MSW, o BR Startups. A gestora está em diálogo para trazer outras grandes corporações que estejam em busca de fortalecer suas estratégias de Inovação Aberta por meio do Corporate Venture Capital.
“A BB Seguros tem buscado atuar cada vez mais alinhada ao modelo de Inovação Aberta, trabalhando de forma mais colaborativa e diversificada com parceiros externos, enriquecendo o processo de geração e desenvolvimento de soluções para os nossos diversos desafios. E por meio dos fundos de Corporate Venture Capital, como o MSW Multicorp II, podemos ir muito além de ter startups como parceiras, mas também investir nelas, desenvolver novos negócios, incorporar tecnologias, e colaborar para o seu crescimento”, conta Bruno Alves do Nascimento, diretor de estratégia e tecnologia da BB Seguros.
“Temos como um dos pilares da Moura a perpetuação dos nossos negócios e sabemos que a estratégia de inovação é premissa indispensável. A diversificação se torna ponte para alavancar nossa competitividade e uma das formas é buscando o uso de veículos de venture capital. Eles têm um menor custo de acesso e se tornam uma forma complementar para as iniciativas que vêm sendo feitas internamente pelo Grupo Moura.”, explica Gustavo Moura, acionista e conselheiro do Grupo Moura.
Diferente dos fundos tradicionais de Venture Capital, a MSW criou um modelo com foco em engajar os executivos das corporações na originação de novos negócios, realizando uma ótima análise para escolha das startups, acompanhando as investidas e, principalmente, possibilitando um trabalho com os empreendedores em projetos que geram valor para ambos os lados. Além disso, as startups são beneficiadas com um robusto programa de “smart capital” de impulsionamento. Dessa forma, é possível garantir o retorno estratégico para as corporações investidoras, enquanto se mantém o olhar permanente para o retorno financeiro, fator determinante para perenidade e sustentabilidade dos programas de CVC das empresas que investem no fundo.
“O modelo multi-corporate foi pensado e desenvolvido com as corporações. Nosso foco está em entender as demandas de inovação aberta delas e conectá-las através do investimento com as melhores startups do mercado. Os executivos são engajados nos desafios de um fundo de CVC, podendo participar ativamente do conselho das startups, trazerem negócios com o qual tenham sinergia e até determinar que o recurso vá para startups do seu interesse. Todos saem ganhando nessa relação, principalmente o empreendedor que contará com o apoio das grandes corporações”, declara Richard Zeiger, sócio-fundador da MSW Capital.
A Chamada para startups
O MSW MultiCorp II irá investir entre dois e quinze milhões de reais por startup em empresas que estejam captando rounds Seed e Série A e que tenham sinergia com os investidores do fundo. Para dar partida ao fundo, a MSW está iniciando uma chamada voltada para startups que pertençam ao segmentos de Energia e Seguros ou que estejam criando soluções de base tecnológica inovadores para esses mercados.
Além do aporte de capital, as empresas selecionadas para investimento receberão da MSW e seus investidores um plano para impulsioná-las que poderá envolver: mentorias com os executivos das corporações, contratos de serviços, desenvolvimento de POCs, co-desenvolvimento de novas soluções, network comercial, apoio em governança e em novas rodadas de captação, entre outras formas de gerar valor para as startups investidas.
Quanto aos critérios de seleção é importante que as startups: sejam inovadoras e de base tecnológica; tenham pelo menos dois fundadores dedicados (idealmente um CEO e um CTO), e já tenham uma solução/produto que esteja sendo comercializado no mercado. As inscrições para as startups e informações detalhadas sobre a Chamada, que ficará aberta por 45 dias, podem ser encontradas nesse link ou no site da gestora.
*MSW Capital
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito