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A migração de empresas para o ambiente digital cresceu 400% na pandemia, saiba como marketplaces de serviços como GetNinjas, Workana e oHub ajudam empreendedores a captar clientes
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), durante a fase mais restrita da pandemia da COVID-19 foi registrado um aumento médio mensal de 400% na abertura de lojas online no Brasil. O crescimento já era esperado devido ao ambiente digital ser o principal aliado das empresas nesse período, principalmente para a captação de novos clientes. Na internet, os marketplaces são os principais canais para atrair clientes e consumidores, responsáveis por impulsionar vendas e contratações de serviços de empresas ou prestadores de serviços que disponibilizam seus serviços online. Confira como funcionam e quais são algumas dessas plataformas:
Entenda como funcionam os marketplaces de serviços
Os marketplaces de serviços são plataformas que conectam pessoas físicas ou jurídicas com profissionais, freelancers ou empresas que oferecem algum serviço. Cada marketplace tem como foco diferentes públicos.
Os marketplaces focam em públicos específicos, embora sejam flexíveis para atender diferentes perfis. Se você for uma empresa que quer contratar um serviço é importante buscar as plataformas especializadas nesse público. Já se você oferece serviços também precisa estar cadastrado nas plataformas mais adequadas ao perfil do cliente que quer atender.
Entre as principais vantagens de utilizar marketplaces tanto para venda como para compra ou oferecimento e contratação de serviços está o acesso a uma base maior e segura de profissionais e produtos. Outra vantagem é a facilidade para cotar e comparar valores, além de ter acesso a avaliação de serviços e contas verificadas.
Conheça alguns dos marketplaces de serviços no Brasil:
GetNinjas – Para prestadores de serviços
O GetNinjas é um marketplace que conecta prestadores de serviços a quem busca serviços em diversas áreas, como professores, mecânicos, eletricistas, encanadores, psicólogos e outras dezenas de categorias. Os pedidos chegam aos prestadores por meio de um aplicativo, caso queiram responder e enviar um orçamento, eles devem adquirir créditos.
Workana – Contratação de freelancers
O Workana é uma plataforma de trabalho freelancer voltada para quem oferece ou deseja contratar serviços da área de comunicação, como: redator, fotógrafo, designer, programador e tradutor. Atualmente, conta com quase 2 milhões de freelancers cadastrados e mais de 1000 oportunidades de trabalho freelance publicadas todos os dias.
oHub – Empresas para empresas
O oHub é um marketplace de serviços que conecta fornecedores de serviços B2B. São mais de 500 categorias de serviços, entre elas Facilities (limpeza, recepção e segurança), RH e TI. No oHub, os interessados em contratar serviços não pagam nada para realizar a cotação. Para quem busca clientes, o cadastro nas categorias e regiões nas quais gostaria de atender também é gratuito, basta enviar documentos da empresa e sócios para começar a receber pedidos de orçamentos. Caso se interesse em responder o pedido, o fornecedor precisa adquirir pacotes de créditos que liberam o contato do contratante. Desde 2014, a plataforma já intermediou mais de 100 mil cotações e somente em 2021 movimentou mais de R$ 51 milhões.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito