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Diretor de TI da FortBrasil fala sobre as tecnologias que já estão em utilização e que devem se popularizar nos próximos seis meses.
O segundo semestre já começou e, com ele, especialistas já traçam suas previsões sobre as tecnologias que prometem trazer inovações e transformar a realidade de empresas e pessoas. Com base no que diz a consultoria Gartner, as organizações deverão desenvolver seus próprios métodos para acompanhar o ritmo frenético das mudanças tecnológicas.
“Sendo assim, todas as equipes (e não somente as de TI) precisam estar capacitadas para enfrentar os desafios e modificar o cenário atual. Isso porque as inovações ainda chegam mais rápido do que a maioria das empresas consegue acompanhar”, afirma Marcelo Zanatto, diretor de TI da FortBrasil, administradora de cartões de crédito especialista em plásticos private label.
Zanatto preparou uma lista de tecnologias que devem ditar as tendências nos próximos seis meses. Confira:
Bots
Os Bots são uma grande aposta para esse novo semestre. Segundo informações divulgadas pelo Gartner, 48% dos CTOs admitem que já implantaram ou desejam implantar a tecnologia até o fim de 2022, o que pode gerar uma movimentação de US$ 62,5 bilhões no mercado.
“Atualmente, a FortBrasil já utiliza essa tecnologia em suas plataformas. Em 2020, a empresa apostou em atendimento por meio de chatbots, com diversos canais de atendimento. O atendimento digital da FortBrasil retém hoje mais de 96% das demandas dos nossos clientes”, afirma ele, lembrando que, em 2020, não existia retenção.
NFC
A NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio presente em diversos smartphones. Seu funcionamento se difere do Bluetooth e Wi-Fi porque requer a aproximação de dois dispositivos. É com essa tecnologia que possibilita o pagamento via smartphone com os wallets, como “Apple Pay” ou “Samsung Pay”.
“A tecnologia em si não é uma novidade, mas nós, da FortBrasil, já percebemos que 90% dos nossos clientes já estão com aparelhos preparados para a utilização dessa tecnologia. Acreditamos que dentro de dois anos quase que 100% da população brasileira já tenha tal tecnologia, o que abre as portas para acabarmos de vez com os cartões físicos”, analisa o executivo. Para esse semestre, a empresa está intensificando suas experiências de compras sem cartão, com o intuito de educar nossos consumidores.
BNPL
BuyNow, Pay Later, também conhecido pela sigla BNPL, é um modelo de pagamentos que segue uma lógica bem conhecida da população brasileira: a dos crediários. Porém, podemos até considerar que seja uma versão 2.0 do carnê, muito mais tecnológica e condizente com a transformação digital.
“Entendemos que soluções como BNPL podem ser uma boa porta de entrada para conhecer novos clientes e testar seu comportamento antes de inseri-los em um mundo de cartão de crédito”, afirma Zanatto. Mais do que o BNPL, a visão da empresa para o próximo semestre é continuar desafiando nossa malha de produtos. “nosso objetivo é ter um funil mais fluido e rentável para a utilização dos nossos clientes”, finaliza o especialista.
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