Publicidade
Criado pela Softex para fomentar o protagonismo e o desenvolvimento empreendedor digital feminino no Estado do Rio de Janeiro, o Programa Ela Empoder@ promoveu em ambiente digital no último dia 24 de fevereiro, o seu DemoDay.
Edição 75
SOFTEX
Criado pela Softex para fomentar o protagonismo e o desenvolvimento empreendedor digital feminino no Estado do Rio de Janeiro, o Programa Ela Empoder@ promoveu em ambiente digital no último dia 24 de fevereiro, o seu DemoDay.
O evento marcou o encerramento do processo de aceleração das 30 startups com mulheres em sua liderança selecionadas há cinco meses para participar de uma trilha especial de capacitação em assuntos de empreendedorismo e negócios.
Na oportunidade, as cinco startups melhores classificadas na Fase 2 – TechTale.Fun, QuipoTech, CoClima, Elabora, e API-ÊP – realizassem um pitch de três minutos para representantes de aceleradoras, empresárias do setor e investidores-anjos, fortalecendo assim a sua rede de contatos.
Segundo dados do estudo “Mulheres na TI”, realizado pela área de Inteligência Softex, apenas 20% da força de trabalho do mercado formal de tecnologia da informação é formada por mulheres.
Em cinco meses de execução, o Ela Empoder@ selecionou 30 startups com mulheres em sua liderança para participar de uma trilha de capacitação em assuntos de empreendedorismo e negócios. Foram ao todo 394 pessoas impactadas, 43 horas de acompanhamento pela equipe do Programa e 42h de mentoria com 71 mentoras distribuídas em 15 Estados do território nacional.
“Este programa, realizado com o apoio do agente Softex RioSoft, teve papel muito importante no incentivo ao empreendedorismo feminino no Rio de Janeiro. Além de trazermos apenas referências femininas em assuntos ligados a empreendedorismo, inovação e negócios, capacitamos 85 mulheres que agora se tornaram independentes e multiplicadoras desse conhecimento”, explica Rayanny Nunes, gerente da área de inovação da Softex.
Os 18 conteúdos do Ela Empoder@ para capacitação englobaram, entre outros temas, mindset ágil e global, metodologia ágil, marketing, vendas, gestão financeira e de pessoas; validação de problema, design thinking, marketing, aspectos jurídicos e estratégias de pitch, entre outros temas.
Coube ao comitê julgador integrado por Lindalia Reis, CEO da Ions Innovation e Idealizadora do Hacking.Rio; Laura Gurgel, chief of hubs operations na Ozonean Group/Anjos do Brasil e Andréa Motta, diretora do UK Tech Hub, escolher a grande vencedora que recebeu como prêmio duas bolsas do curso “Eu Programo” da Progra(m)aria e duas sessões de mentoria em vendas ou negócios com a BeezStudio.
A avaliação do pitch levou em consideração seis critérios: clareza e objetividade, persuasão, call to action, storytelling, aplicabilidade e potencial de mercado.
Para Rita Mendes, cofundadora da CoClima, especializada no fomento da compensação de ações de consumo mediante o plantio de árvores e grande vencedora do DemoDay, “a pressão para cumprir as atividades e os compromissos de entrega exigidos pelo programa, bem como a bolsa disponibilizada para a contratação de um desenvolvedor para compor o nosso quadro, foram essenciais para nos alçar a um novo patamar”.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito