Publicidade

ABES cria Grupo de Trabalho para discutir Open Ran

Iniciativa visa debater os inúmeros desafios e oportunidades para o ecossistema de software

6 de agosto de 2021 11:14

A ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software – para atingir seu propósito de construir um Brasil Mais Digital e Menos Desigual, criou um novo Grupo de Trabalho com seus associados para debater o movimento de abertura ou horizontalização das chamadas Radio Access Networks (RAN), conhecido como Open RAN. O primeiro encontro aconteceu no dia 3 de agosto e contou com participação de Emilio Loures, responsável por Governo e Políticas Públicas da Intel Brasil, e que será o coordenador do novo GT.

“A intenção desse encontro é tentar identificar quais são os grandes elementos que nos une na associação em termos de propostas e iniciativas em torno do Open Ran. E para o nosso país é fundamental uma inserção um pouco mais sofisticada nessa discussão porque ela abre mais oportunidades para novos players e para a inovação. Este é um caminho que a gente consegue criar ou ter grandes ações a partir do nosso próprio mercado”, afirma o executivo.

O encontro faz parte das iniciativas da ABES para discutir temas de relevância nacional com os seus associados e tem como objetivo estabelecer um importante espaço para discussões internas. “Uma das premissas básicas que estabelecemos para a associação é fazer dela uma plataforma onde todos os associados que tenham algum tema que seja relevante ao mercado possam contribuir. Nós transformamos as sugestões em um Grupo de Trabalho, que possa ser viável para discussão, debate e participação de convidados. Dessa forma, estamos fazendo um acompanhamento de regulamentações específicas e engajamento com stakeholders”, afirma Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Com o objetivo de estimular a participação dos associados nos projetos da entidade e nos rumos da indústria brasileira de software, serviços e tecnologia, a ABES também possui Grupos de Trabalho (GT) focados em Desenvolvimento de Negócios, Futuro do Trabalho, Regulatório, Compras Públicas, Tributação, Proteção de Dados, Cybersecurity e Inteligência Artificial. Os encontros funcionam como fóruns para discussão de assuntos específicos relacionados ao setor, apresentação de propostas e planos de ações e seu funcionamento são orientados por um regimento interno estabelecido pela associação, que define as melhores práticas: funcionamento, forma de atuação, resultados e relatórios. Todo os comitês e Grupos de Trabalho podem ser encontrados aqui: https://abessoftware.com.br/servicos/comites/.

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Recentemente, a entidade lançou em parceria com a EY, o diagnóstico LGPD, ferramenta on-line gratuita e o índice LGPD/ABES, com o objetivo de ajudar as empresas a analisarem seu nível de adequação perante a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Com a base nos mais de 3 mil diagnósticos realizados, o índice LGPD ABES, apontam que cerca apenas 40% estão em conformidade com a LGPD, mais detalhes acesse: https://diagnosticolgpd.abes.org.br/.

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R﹩ 80 bilhões em 2020″.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito