Publicidade
Conheça startups que, através de seus serviços, são verdadeiros game-changers na governança de outras organizações.
ESG é uma sigla que representa os três pilares da sustentabilidade no mundo corporativo: Environment, Social and Governance, ou, em português, Ambiental, Social e Governança.
Governança envolve tudo que é ligado à administração de uma empresa, inclusive a conduta corporativa, a transparência de dados, compliance e gestão de riscos, além das políticas, processos e estratégias adotadas pela instituição. A Governança é o que garante a funcionalidade dos dois pilares anteriores, pois ela é responsável por guiar e reportar as práticas sustentáveis, a boa conduta social, ou a ausência delas.
Pensando no papel crucial dessa vertical para garantir um negócio sustentável e humano, separamos algumas startups B2B que auxiliam outras empresas na Governança através de seus serviços. Confira abaixo:
netLex
O netLex é uma startup pioneira que oferece um software para CLM (Contract Lifecycle Management), tecnologia que garante um maior controle e eficiência a todas as etapas do ciclo de vida dos contratos. O sistema permite que os contratos sejam elaborados de forma automatizada, assegurando a inclusão de todas as cláusulas de gerenciamento de riscos. Para além da construção do documento em si, a plataforma também estrutura o workflow de forma a respeitar todas as regras de alçada e a incluir, by default, etapas de compliance. Uma vez concluído o acordo, também é possível gerir integralmente o cumprimento das obrigações firmadas, com avisos automáticos sobre prazos e criação simplificada de aditivos. Além dos ganhos em governança, estudos da World Commerce & Contracting Association indicam que, com uma gestão de documentos automatizada, empresas evitam perder até 9,2% de suas receitas. A plataforma netLex está disponível em 11 idiomas e já é utilizada em mais de 20 países ao redor do mundo.
Clara
Clara é uma solução completa de gerenciamento de gastos corporativos para companhias em crescimento na América Latina. A empresa está criando o futuro de como as finanças são administradas e ajudando seus clientes a serem mais bem-sucedidos. Os cartões de crédito e a solução de gerenciamento de gastos da Clara já estão sendo usados por algumas das startups e empresas de maior expansão na região. Fundada em 2020 por Diego García e Gerry Giacomán Colyer, a Clara é apoiada pelos principais investidores regionais e globais, como Coatue, DST Global, monashees, Kaszek, A*, ICONIQ Growth, Box Group, Global Founders Capital, Canary Ventures, Picus Capital, Avid Ventures, SV Angel e notáveis investidores anjo.
Sinapse
A Sinapse foi a primeira empresa a oferecer o modelo de CFO as a Service no Brasil por meio de uma plataforma ágil, segura e totalmente automatizada. Unindo tecnologia, inteligência e serviço, a Sinapse também trouxe recentemente ao mercado, o conceito de CFO as a Network, já que conta com a solução completa e automatizada para finanças de PMEs, auxiliando na construção e transformação de empresas inteligentes ao conectar sistemas e pessoas. Considerada one-stop-shop for finance de acordo com sua oferta de produtos, a Sinapse contribui para Governança do seu negócio promovendo qualidade na consolidação e divulgação de dados financeiros, organização e transparência quando o assunto é desempenho econômico. Além disso, com a plataforma, a prestação de contas acontece de forma clara diante da segurança de informações estabelecida após organização do fluxo financeiro que conta com auxílio de especialistas da área.
Atlas Governance
Fundada em 2016, a startup Atlas Governance desenvolveu o maior portal de governança da América Latina e tem como CEO Eduardo Shakir Carone. O portal da Atlas é um software que armazena todos os documentos relacionados à governança de uma organização, como atas, reuniões, confirmação de pautas, assinaturas e votações. Os dados têm autenticação e criptografia, de forma a criar um ambiente seguro para guardar deliberações de qualquer empresa. Atualmente, a plataforma está presente em países como Brasil, México, Colômbia, Peru, Chile e 15 mil conselheiros e profissionais de governança embarcados.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito