Publicidade
Considerado a mais moderna ferramenta de gestão e governança pública do sistema prisional brasileiro, Siggo é registrado no INPI
Desenvolvido integralmente por policiais penais, o Sistema de Gestão e Governança (Siggo) da Polícia Penal de Goiás foi patenteado como sistema informatizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). É a primeira vez que a PPGO consegue a patente de um software. O registro tem validade de 50 anos, desde 1º de janeiro de 2025.
O registro no INPI assegura a proteção legal e prova de autoria, ou seja, fornece um documento oficial e com fé pública que comprova a autoria e titularidade sobre o programa. Isso é crucial em caso de disputas judiciais, cópias não autorizadas ou plágios.
“Mais uma vez, nossa instituição se destaca em inovação. Contamos com uma equipe de TI extremamente capacitada e dedicada à inovação e à melhoria contínua da Polícia Penal”, elogiou o diretor-geral, Josimar Pires.
Outra vantagem do registro no INPI é a segurança jurídica em negociações, especialmente nos contratos de licenciamento, venda ou cessão de direitos. “O registro atesta a propriedade intelectual, dando mais credibilidade e segurança a investidores e parceiros”, explica o gerente de Tecnologia da PPGO, Tiago Marcelino dos Reis.
Atualmente, o Siggo é amplamente utilizado dentro da Polícia Penal de Goiás, abrangendo processos internos (atividades rotineiras), gestão de projetos, gestão de riscos e até na elaboração e execução do Plano Estadual Pena Justa Goiás. O Siggo Pena Justa também é adotado pelos Estados de Sergipe, Espírito Santo e Mato Grosso.
“Estamos em tratativas para oferecê-lo a outras forças de segurança em Goiás. Inclusive, já temos um termo de cooperação assinado com a Superintendência de Polícia Científica”, afirma Tiago Marcelino.
O Sistema
O Siggo é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento, a coleta, a análise e a interpretação de dados relevantes na instituição, promovendo uma gestão baseada em informações precisas e em tempo real. Ele visa criar uma cultura de excelência na gestão prisional.
Considerado a mais moderna ferramenta de gestão e governança pública do sistema prisional brasileiro, o Siggo é utilizado pela PPGO desde o início do ano para gerenciar suas rotinas administrativas. “O sistema é uma resposta eficaz aos desafios da gestão pública moderna e elevou os padrões de governança da Polícia Penal”, conclui o diretor-geral, Josimar Pires.
Assessoria
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito