As lições de inovação e empreendedorismo de Walt Disney

Nós empreendedores somos movidos por sonhos grandes, propósitos e referências. É desta forma que conseguimos suportar as agruras, desafios e dificuldades que passamos ao longo de nossas vidas.

28 de fevereiro de 2022 08:45
por:

Daniel dos Santos Leipnitz: Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG, MBA em Administração Global p...

Uma das trajetórias que mais admiro e tenho como referência é do empreendedor e inovador Walt Disney. É raro conhecer alguém que não conheça seu principal personagem, Mickey Mouse, e dos demais que compõem as animações e desenhos da Disney, berço de todo o caminho de sucesso de Walt. Além disso, muitos já tiveram o privilégio ou um dia sonham em conhecer os parques temáticos da Disney nos Estados Unidos ou fora.

Porém são poucos que tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de um dos empreendedores mais inovadores do século passado, que teve seu sonho grande ainda jovem, que acabou se transformando em um conglomerado bilionário de companhias e ativos dos mais diversos segmentos. Sobretudo na indústria do entretenimento suas empresas são reconhecidas pela excelência do atendimento e, sobretudo, pela experiência aos seus clientes.

Walt Disney cresceu na pequena cidade do interior dos EUA. Sempre foi um apaixonado pelo desenho, mas muito criticado por seu pai, um homem muito severo, por esta escolha. Aos 16 anos ao voltar da Primeira Grande Guerra Mundial, matriculou-se na Kansas City Art School, onde começou a idealizar o seu sonho de trabalhar com animação.

Inicialmente se descobriu muito talentoso tecnicamente, porém encontrou muitas dificuldades para se tornar empreendedor, abrir um negócio e se manter financeiramente. Entre os problemas que se deparou estava a precificação de produtos e serviços, a inabilidade de negociação, falta de conhecimento sobre gestão de contratos e direitos autorais. Por conta destes e outros problemas, foi despejado por falta de pagamento dos aluguéis de seu quarto e de seu escritório, perdeu colaboradores importantes do início da empresa por não ter recursos para pagar salários e acabou quebrando, por pelo menos três oportunidades neste início de trajetória.

Aprender com todos estes erros foi uma das principais lições para Walt Disney, que o fez mudar a perspectiva de vida nos anos seguintes, encontrando e deixando um legado notável. Encontrou as pessoas corretas, teve persistência e dedicação colocando o sonho grande sempre como norte, mas sabendo que o caminho seria inevitavelmente tortuoso. São histórias como estas, de superação e de muita resiliência, que se tornam inspiradoras para nosso dia a dia ao empreender.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito