Quero trabalhar com TI, e agora?

Conheça as graduações que permitem a entrada nesse mercado.

30 de abril de 2022 08:32
por:

Daniel dos Santos Leipnitz: Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG, MBA em Administração Global p...


De vez em quando, algum estudante me procura para saber como ingressar no setor de tecnologia. É fato que temos muitas oportunidades abertas e precisamos de gente capacitada para continuar a fortalecer os nossos ecossistemas. Mesmo quando o aluno já sabe que é nesta área que quer atuar, na hora de escolher para qual curso prestar vestibular fica difícil: são várias as graduações que permitem entrar nesse mercado.

Aqui, vou falar das áreas mais relacionadas à tecnologia mesmo. É que nosso setor absorve mão de obra de todos os cursos — precisamos de designers, contadores, tradutores, advogados, entre diversos outros profissionais. Eu mesmo sou administrador. Mas se você quer colocar a mão na massa e ajudar a desenvolver o produto, existem alguns cursos específicos.

Um dos mais tradicionais é Engenharia da Computação. Quem se forma nele, consegue projetar e construir computadores, equipamentos ligados à CPU — os chamados periféricos — e sistemas computacionais. Seu maior foco são hardwares, ou seja, componentes físicos da tecnologia.

Ciências da Computação é outro curso muito conhecido e já existe há mais de 40 anos no Brasil. É a principal graduação para quem quer aprender programação e se tornar um desenvolvedor. O bacharel dessa área trabalha na produção de programas de informática para computadores ou dispositivos móveis.

A graduação em Sistemas da Informação também está sendo cada vez mais procurada. Nela, há muito conteúdo relacionado a administração e gestão em tecnologia da informação. Quem opta por esse curso consegue administrar o fluxo dos dados que circulam por redes de computadores.

Ciência de Dados também é um curso que hoje está com uma procura gigante. Para pessoas que vão trabalhar com a análise dos dados em prol de soluções e previsibilidade.

Existem ainda alguns outros, normalmente oferecidos na modalidade superior tecnológico, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão em Tecnologia da Informação. E se você ainda está na dúvida se é isso mesmo que quer, há vários cursos livres na área de programação que podem abrir as portas para o setor tecnológico.

O que eu posso garantir é: se você escolher a área de tecnologia e fizer o seu melhor, dificilmente ficará desempregado. Nossas empresas estão com centenas de vagas abertas e é muito difícil encontrar pessoas qualificadas para preenchê-las. Nós precisamos de gente com vontade de fazer mais e melhor para deixar o futuro, que com certeza dependerá muito da tecnologia, em boas mãos.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito