Publicidade

Startup que conecta pessoas a empresas para testar aplicativos antes deles rodarem e, assim, evitar reclamações, ganha 1º Demo Day Assespro Lab

Proposta de solução e resultados da curitibana Beholder conquista jurados.

22 de março de 2022 16:29

O resultado de nove semanas de trabalho foi revelado no 1º Demo Day Assespro Lab, evento organizado – como o nome indica – pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), em parceria com a 9weeklabs e Dell Technologies. As quatro finalistas do programa, criado para preparar startups para se apresentarem ao mercado, defenderam seu negócio em uma espécie de batalha de pitch.

As empresas Selecty, Metropolys, Blue Box e a campeã, Beholder, tiveram até três minutos para vender seu peixe. Com uma proposta de testar softwares antes de colocá-los em funcionamento, a Beholder se deu bem, ganhou o voto dos jurados e do público (que, na edição, pode votar) e venceu o evento. O Demo Day, transmitido ao vivo pelos canais dos organizadores, disponibilizou QR Code, link e código para a participação popular. “A grande vitória foi ter construído ao longo das nove semanas um discurso que me fez entender a própria empresa como produto. Tivemos vários insights. A gente mudou 200 vezes o discurso. Foi um tempo de preparação engrandecedor. Com toda a certeza, o processo é de descoberta. É uma renovação, mesmo para quem tem muita experiência”, disse o CEO da Beholder, Paulo Henrique Ferrani, compartilhando da vitória e da mesma opinião com seus colegas de empresa, Victor Hugo Oliveira, coordenador de operação, e Alexandre Moisés, do setor comercial.

Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR, lembrando dos pilares da entidade, disse que a ideia do evento foi a de capacitar os empresários para saber apresentar de maneira inteligente e estratégica seu negócio para captar investimento e, assim, crescer. “Agradeço muito a vocês por toparem a ideia, pela dedicação e por ajudarem o empreendedor de tecnologia a se desenvolver mais rápido e ainda melhor”, falou. Lucas também falou de alguns projetos em andamento no Paraná e, novamente, disse que transformá-lo em um estado inteligente depende das boas ideias.

Lições do pitch

A escolha do melhor pitch revelou a grande proposta do Demo Day: organizar os negócios com base no mundo da nova economia e apresentá-la com maestria. A capacitação das nove semanas foi oferecida pela 9weeklabs, associada da Assespro-PR. Além do conteúdo em plataforma, foram realizados eventos ao vivo, agregando mentorias ao longo do processo, conhecimento e imersão. Para o coordenador da capacitação, Antonio Tulio Severo, alcançar resultados só se torna possível a partir do despojamento dos empresários. “Lidar com pessoas experientes, empresários, é sempre um desafio. É natural que a gente ache que sabe tudo. É natural vir com humildade e espírito aberto e, também, desaprender. Aquilo que fiz até hoje, não garante que dará certo. São muitos dados e informações para se tomar decisões. O modus operandi mudou completamente e é isso o que a gente traz para o programa”, disse.

Para os iniciantes, Jorge Carvalho, que atuou 35 anos em multinacional e, entre outros projetos, trabalha atualmente no Conselho de Startups na acelerada da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), aconselha: respire fundo e preste atenção. “Lembre que quem está ouvindo é um investidor que quer investir. Mostrar a solução e não discutir detalhes técnicos é o que mais importa. Além disso, quando alguém da banca faz muita pergunta, entenda que a pessoa está interessada. Muita pergunta quer dizer isso”.

Vale lembrar que o pitch é a porta de entrada para muitas oportunidades. A apresentação deve ser curta, rápida e objetiva, que varie entre 30 segundos e três minutos, e que precisa chamar a atenção, além de gerar interesse.

Serviço

Para participar do próximo Demo Day Assespro Lab, que acontece em 2022, basta acessar: https://www.assespropr.org.br/

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito