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RD Station dá dicas de como as empresas podem aprimorar a experiência de seus clientes

Segundo a Pesquisa Panorama de Vendas, realizada pela companhia, 51% das empresas aumentaram suas vendas e 39% melhoraram a satisfação dos clientes utilizando essa estratégia digital em 2023

21 de março de 2024 14:40

A RD Station empresa líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, aponta como a abordagem Conversacional pode ser poderosa para ajudar as empresas a se destacarem, oferecendo uma experiência melhor aos clientes, além de gerar mais vendas, aumentar a fidelização e impulsionar o crescimento dos negócios. De acordo com levantamento realizado pela RD Station, 51% das companhias aumentaram suas vendas e 39% melhoraram a satisfação dos clientes com o uso da ferramenta.

 

Na abordagem conversacional, o WhatsApp é o principal canal de mensageria para 62% das empresas brasileiras, de acordo com o levantamento Panorama de Vendas 2023. Beatriz Costa, Head de Product Marketing da RD Station, destaca o uso poderoso dessa ferramenta: “Aliada ao uso da Inteligência Artificial em chatbots e em assistentes virtuais, o WhatsApp oferece uma experiência de compra com uma série de vantagens aos clientes, especialmente em termos de conveniência, eficiência, acessibilidade e personalização. No mercado, já existem ainda, produtos, como o RD Station Conversas, que permitem às empresas gerenciarem toda a comunicação e vendas através de canais digitais, tornando mais eficiente todo o processo, desde a interação instantânea, assim como o suporte e gestão dos leads”.

 

Além do uso da funcionalidade de mensageria, o WhatsApp também pode ser um excelente aliado no e-commerce: “Existe uma integração de anúncios da Meta, como Instagram e Facebook, com a opção de botão do WhatsApp e envio de mensagem. Trata-se de um link direto para iniciar uma conversa com as marcas. Esse tipo de estratégia se torna simples e muito mais eficiente quando executada por meio de automação, pois no momento em que o cliente entra em contato já é atendido por um chatbot programado para interagir e concluir a venda através daquela conversa.

 

Veja abaixo vantagens destacadas pela especialista, para implementar o Conversacional nos negócios:

 

Suporte em tempo real

A agilidade e prontidão são fundamentais em conversas digitais. Os clientes querem interagir pelos canais da empresa e obter respostas em tempo real. Por isso, uma empresa precisa virar a chave para uma ferramenta de atendimento digital que possibilita que atendimento em qualquer horário através de chatbots, ganhando escala e qualidade no atendimento humano. Enquanto a ferramenta possibilita automatizar etapas de verificação do contato ou qualificação de leads, por exemplo, os atendentes podem executar um processo mais ágil e de maior qualidade, gerando satisfação para o cliente e eficiência nas operações da empresa.

Personalização

Ter acesso a toda a jornada do cliente durante a compra é um fator que fará toda a diferença na hora de impacta-lo com um diálogo e oferta personalizada. Uma empresa que consegue executar esse tipo de estratégia com muito mais facilidade contando com ferramentas de segmentação e automação, que possibilitará criar conversas personalizadas pelo chatbot de acordo com as necessidades, preferências e comportamento de cada cliente a partir do histórico de compras e interações passadas.

Integração WhatsApp e outras ferramentas

É essencial saber a possibilidade de realizar a integração do WhatsApp com outras ferramentas importantes, como CRM e E-commerce, para o negócio funcionar bem. Por exemplo: uma vez que o WhatsApp está conectado a uma ferramenta de atendimento digital, essa ferramenta pode ser integrada a um CRM de vendas e alimentá-lo em tempo real com informações da operação, como leads que iniciaram atendimento, histórico de chat e vendas concluídas. Dessa forma, será mais fácil organizar e acompanhar os dados dos consumidores e também gerenciar a operação de vendas. Integrar uma operação de ponta a ponta é um passo importante para a pessoa gestora de vendas, pois é a partir disso que ela conseguirá monitorar como está sua performance de funil em tempo real.

 

Inteligência Artificial e Automação

Investir em chatbots baseados em IA capazes de dar respostas precisas por meio do Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de aprender com os diálogos ajuda a automatizar tarefas repetitivas, responder a perguntas comuns e personalizar as conversas. Isso permite que os times possam se concentrar nas conversas mais complexas e nos clientes que precisam de atenção extra.

 

*Assessoria

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Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito