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IT DAY APONTA OS NOVOS RUMOS DA TI

Realizada pela IT Lean, quarta edição de um dos principais eventos brasileiros sobre tendências e inovação tecnológica, reuniu mais de 200 decisores de TI em São Paulo no último dia 19 de junho.

26 de maio de 2022 12:22

Foi realizado no último dia 19 de maio a 4ª edição do IT Day. O evento, reconhecido como um dos principais do mercado brasileiro a tratar de tendências e inovação tecnológica, reuniu em São Paulo mais de 200 decisores de TI dos mais diversos segmentos de mercado.

 

O CEO e fundador da IT Lean, Bira Padilha, ressaltou o sucesso do IT Day, reforçando seu objetivo de levar conteúdo relevante para toda a comunidade de TI do Brasil. “Esta é a quarta edição de um evento que realizamos sempre nos meses de maio e novembro, trazendo muito conteúdo, inovação e networking para a comunidade de TI”, afirma.

 

É sob a premissa de discutir assuntos inovadores e tendências de mercado que o IT Day reúne CIOs e suas equipes para compartilharem suas experiências e adquirir novos conhecimentos. Tanto é assim, que uma pesquisa realizada com os participantes mostrou que 94% deles participaram para atualizar conhecimentos.

 

Para isso, o IT Day tratou de temas como metaverso, blockchain, inteligência artificial, cibersegurança, SXSW, web 3, NFT, dados, jornada do cliente, Ágil escalado, Lean Inception e 5G, entre outros, divididos por apresentações e mesas redondas realizadas com a participação de especialistas ao longo do dia. Entre os palestrantes, além do próprio Bira Padilha, destaque para Gil Giardelli, professor e difusor de tecnologia e inovação; Bruno Pina, vice-presidente de Growth e Estratégia da The Bridge Social e cofundador da Hackmed; Marcelo Carreras, CIO da Petrobras; e Marcelo Tas, jornalista, educador, comentarista apresentador, diretor, escritor e roteirista.

 

Conteúdo diferenciado

Um exemplo do conteúdo diferenciado apresentado durante o IT Day foi a apresentação de Gil Giardelli, que falou das mudanças que o mercado pode esperar com a chegada da Web3 e dos NFTs (Non-Fungible Tokens). O professor apresentou exemplos práticos de como a nova era trazida por estas tecnologias já está presente em uma série de iniciativas colocadas em prática ao redor do mundo.

 

“O metaverso, por exemplo, está criando 80 milhões de novos empregos, com funções como cientistas de metaverso e construtor de mundos. Além disso, novas marcas estão crescendo rapidamente no metaverso. Tudo está mudando e nós, da comunidade de TI, temos que nos adaptar a este novo mundo, repensando conceitos sobre consciência e inteligência, por exemplo”, disse.

 

Indo além, Giardelli lembrou que qualquer empresa que hoje tenha um site ou um perfil em rede social, em breve deverá ter um avatar no metaverso e recomendou que isso seja feito imediatamente, como forma de teste. “Estamos falando do fim da intermediação e isso vai nos obrigar a aprender tudo de novo. Nosso desafio é que só 5% da população sabe que esta evolução está em curso”, disse.

 

Bruno Pina, vice-presidente de Growth e Estratégia da The Bridget Social e cofundador do Hackmed, falou sobre as novidades da última edição do SXSW em março passado. Um dos temas que ele considerou relevante foi o uso de gamificação apresentado pela vice-presidente da XBox, Sarah Bond, para uso de games no tratamento de crianças com déficit de atenção e recuperação de pessoas com transtornos mentais.

 

Para Pina, estamos num momento de “otimismo”, onde a tecnologia pode resolver as coisas de outra maneira. Em relação ao metaverso, alertou que que apesar da WEB 3 ter abundantes recursos, é preciso alertar aqueles que estão indo para Web 3 Nativa sobre a questão dos custos da gestão de infraestrutura e recursos, pois apesar de ter muitas coisas free, pode levar uma empresa à falência se não for bem planejado. “Hoje ainda estamos numa fase do que pode ser chamado de WEB 2.5, onde as empresas estão fazendo apenas algumas tokenizações”, disse.

 

Petrobras

Marcelo Carreras, CIO da Petrobras, falou sobre a jornada de transformação digital e inovação da empresa, conectando as áreas de negócios, dentro um contexto de uma empresa de engenharia, onde a área de TIC suporta 70 mil usuários no mundo todo.

Para ele, não adianta investir em tecnologia se não houver uma mudança de mindset da organização. “Um propósito maior da companhia, onde as áreas de tecnologia e transformação tivessem como objetivo impulsionar a Petrobras para o futuro, com colaboração, inovação, tecnologia e agilidade”, afirma.

 

Para isso, sua área criou um motor de inovação para gerar valor, trabalhando vários aspectos, como o Be Digital, que promove a gestão de mudança, transformação cultura, novos modos de trabalho, experiência do usuário; o Go Digital, que define as plataformas tecnológicas, infraestrutura e arquitetura de TI, cloud first; Go Lean, que trata de serviços compartilhados, automatização robótica de processos, digitalização e automação de processos. Também inclui a proteção, com resiliência cibernética, segurança by design, conhecimento de segurança e por fim, inovar para gerar valor, acelerando a implementação, gestão de portfólio, conexão com ecossistema, novos canais de receitas e desafios dos negócios. “A gente criou um motor de inovação com esses 5 objetivos para que eles possam funcionar em conjunto”, explicou Carreras.

 

Cibersegurança

O IT Day organizou um painel sobre cibersegurança, com a participação de Luzia Sarno, executiva de Tecnologia e Digital, conselheira e advisor; Queit Zunino, diretora de TI da Craft; e Ailton Brandão, diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Hospital Sírio-Libanês que compartilharam suas experiências e recomendações após sofrerem ataques cibernéticos.

 

Os participantes lembraram que o momento é de muitos questionamentos, exigindo liderança, pois até a vida do profissional de segurança fica abalada nesse período. Para isso é imprescindível que se tenha um plano de gestão de crise para se estabelecer uma comunicação com todas as áreas da organização e um plano de contingência para até se definir quais os sistemas devem ser reativados primeiro, depois da recuperação dos ataques.

 

Eles ressaltaram ainda a importância de se revisar todos os procedimentos, contar com sistemas de backup de qualidade e instalar firewalls e antivírus de última geração, além de se rever o nível da política de segurança, com aumento do orçamento para o setor e melhorar o relacionamento e conscientização das organizações como um todo.

 

Metaverso

O IT Day também contou com um painel sobre metaverso com a participação de Marcela Miranda, empresária e CEO de uma venture builder que investe em startups de games; Fernanda Toscano, head de TI da Veloe; Edson Akiyama, head de Transformação Digital da Basf; e Flávio Machado, CEO da Pixit. Juntos, eles apresentaram um painel sobre as experiências que suas organizações estão desenvolvendo com metaverso.

 

Para Akiyama, o metaverso tem muito a ver com negócios e novas áreas que podem ser exploradas, algumas ainda não descobertas. “O que o futuro nos espera ainda não podemos imaginar. Dentro do metaverso existe um conceito de internet dos sentidos, uma novidade que vem aí com a chegada do 5G, que vai ser uma experiência muito mais imersiva dentro do próprio metaverso”, afirmou.

 

A head de TI da Veloe explicou que uma forma de começar, de provar o ROI imediato, é o uso do home office, já que o metaverso dá a sensação de que o colaborador está presente. “No Teams você não consegue essa interação. É como se você estivesse no escritório sem estar no escritório”, explicou.

 

Jornada do Cliente

A mesa redonda sobre Inteligência Artificial, Dados e Jornada do Cliente, reuniu Sergio Hart, CEO da Cena Digital; Lindolfo Reinert, diretor de TI no Carrefour Brasil; Carlos Bedene, head of IT Digitalization da Volkswagen do Brasil; Bruno Faustino, VP da Rimini Street. Os participantes ressaltaram a importância de criar um canal direto com clientes de acordo com objetivos bem definidos.

 

Segundo Reinert, é preciso conhecer os perfis, os clusters e tipo de consumidor, mas às vezes a informação está na ausência de dados. “Por exemplo, numa compra de mês no Carrefour, se o cliente não compra papel higiênico é porque compra em outro lugar”, explicou.

 

Lean Inception e Ágil Escalado

Outro painel, este sobre Ágil Escalado e Lean Inception, reuniu Sergio Hart; Diego Aristides, superintendente de Transformação Digital, Inovação e Business Agility no Hospital Sírio Libanês; e Renan Baptista, gerente de Sistemas e Fábrica de Software na Demarest Advogados. Eles comentaram como essas metodologias podem ajudar negócios distintos, como empresa de saúde e escritório de advocacia, saúde e legal, visando a transformação digital.

 

Aristides, por exemplo, explicou que o hospital tinha um ciclo de receita com 14 áreas envolvidas e a necessidade de entregar a informação mais rapidamente ao cliente. “Para isso, nossa proposta foi criar um Lean Inception, com a participação de cerca de 50 pessoas, médicos, administrativos, enfermeiras, profissionais de saúde, que se reuniram em uma sala, durante semanas, de onde saiu um desenho de um MVP. Isso resultou na criação de seis squads, formando uma tribo conectada em Ágil Escalado”, disse.

 

Já Baptista revelou que seu desafio era aumentar a eficiência dos advogados e dos projetos entregues. “Para isso, decidimos usar o Lean Inception e o Design Thinking para desenvolver novos produtos, novas soluções e novos projetos, com squads internas e de parceiros, para escalar os processos e entregar aquilo que os advogados queriam”, revelou.

 

Blockchain

O encerramento do evento ficou por conta do jornalista Marcelo Tas, que apresentou um painel sobre blockchain na prática, com a participação de Rodrigo Gonçalves, CIO da UISA, usina que produz açúcar e etanol no Mato Grosso; e Cristiane Tarricone, do Instituto Colaborativo de Blockchain (iCcoLab).

 

O momento serviu para a apresentação do case da UISA, que com o blockchain automatizou todo processo interno, que agora está rodando na nuvem Google Cloud, num projeto em parceria com a IT Lean. A empresa também anunciou o negócio de venda de açúcar demerara, que chegará ao cliente em saquinhos plásticos com um QR Code que contém informações sobre o local de produção daquele açúcar.

 

Mais detalhes sobre os debates realizados durante o IT Day podem ser vistos na gravação do evento, aqui

 

Sobre a IT Lean

Criada em 2012 por Bira Padilha, a IT Lean é uma consultoria de TI especializada em projetos de transformação digital. Ao longo desse período, consolidou um portfólio de ofertas que hoje conta com Fábrica de Software Agile; Chatbot; Desenvolvimento de Aplicativos Mobile; SharePoint, Analytics e BodyShop. São mais de 400 projetos para 100 clientes, entre eles: Carrefour, Volkswagen, Gol Linhas Aéreas, Marfrig, Unimed Fesp, Bauducco, SBT, Uisa, entre outros. Com sede em São Paulo, atuação em todo território nacional e alguns projetos internacionais, a IT Lean cresceu acima de 60% ao ano nos últimos três anos, conta também com uma retenção de colaboradores muito acima da média do mercado, respaldado inclusive pela certificação GPTW.

F2 Conteúdo – Assessoria de imprensa

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