Publicidade

Iniciativa da Softex com delegação de gestão pública na Croácia reforça o papel da colaboração para transformação digital no setor público

Missão destaca como a integração entre Estado, sociedade civil e setor privado pode acelerar soluções digitais mais eficientes e centradas

13 de agosto de 2025 08:30

A Missão Croácia, promovida pela Softex Salvador, levou uma delegação de gestores municipais e estaduais do Nordeste, para visita técnica à sede da Infobip, líder no Gartner® Magic Quadrant™ para Communications Platform as a Service (CPaaS), pela 3x consecutiva. Também participaram da missão, representantes da TLD, empresa brasileira de tecnologia especializada em cibersegurança, conectividade e comunicação omnichannel. A imersão proporcionou acesso a tecnologias de atendimento digital, como plataformas multicanais e canais mais interativos, além de fomentar debates sobre desafios reais e boas práticas em diferentes contextos, objetivando aprofundar e discutir soluções inovadoras voltadas à canais de comunicação, digitalização de serviços e transformação digital.

Entre os cases de destaques, está o protagonismo do Nordeste, que se consolidou como pólo de inovação pública com iniciativas como o BA.GOV.BR, Salvador Digital, Conecta Recife.

Durante o encontro, foram destacados o potencial da plataforma de comunicação omnichannel e as possibilidades de integração multicanal voltadas para um atendimento mais eficiente ao cidadão. Entre as inovações discutidas, a consolidação do RCS (Rich Communication Services) foi apontada como um canal estratégico para ampliar o alcance das mensagens governamentais e oferecer experiências mais interativas e personalizadas. Além disso, outro case apresentado foi um sistema de agendamento de serviços públicos que simplifica o acesso, reduz burocracias e promove inclusão digital, permitindo que o cidadão resolva demandas de forma mais rápida e intuitiva.

Para Daniel Cova, Diretor Administrativo-Financeiro da Softex Salvador, investir em estratégias omnichannel no setor público é essencial para atender às novas expectativas da população, que busca serviços mais acessíveis, personalizados e disponíveis em múltiplos canais. “Mais do que uma evolução tecnológica, essas estratégias representam uma mudança na forma de relacionamento entre Estado e cidadão”, afirma o executivo.

A fala corrobora a importância de integrar canais físicos e digitais em uma jornada contínua, ampliando o alcance dos serviços, reduzindo custos e otimizando atendimentos, com especial impacto para públicos em situação de vulnerabilidade. Isso porque, na prática, a abordagem omnichannel promove mais eficiência, inclusão e modernização na gestão pública.

A implementação dessas soluções no setor público brasileiro ainda enfrenta desafios estruturais e culturais importantes, como a resistência à mudança, a dificuldade de integração com sistemas legados e a falta de capacitação técnica dos servidores. Além disso, a fragilidade de uma governança digital unificada dificulta a coordenação entre os órgãos, a priorização de serviços centrados no cidadão e a integração estratégica dos canais de atendimento.

“A missão promoveu um ambiente rico para troca de experiências e soluções concretas entre representantes de diferentes regiões. Esse intercâmbio fortalece conexões, alinha visões e dá origem a uma rede comprometida com a inovação e a modernização dos serviços públicos no país”, comenta Ricardo Oliveira, CEO da TLD.

A colaboração entre governo, terceiro setor e empresas privadas é essencial para a transformação digital no setor público. O governo define políticas e diretrizes, o terceiro setor oferece expertise social e o privado traz inovação e recursos. Essa parceria fortalece a capacidade de vários setores de superar desafios, acelerar serviços digitais e promover um desenvolvimento inclusivo e centrado no cidadão.

Com a iniciativa, a ideia é fortalecer a troca com líderes e especialistas internacionais, ampliar a visão sobre as possibilidades tecnológicas e modelos inovadores que podem ser adaptados à realidade brasileira. Esse tipo de interação acelera a transformação digital além de ampliar a  conexão com boas práticas, estratégias bem sucedidas e aprendizados reais, permitindo uma implementação mais eficiente e segura de soluções.

“Visitar uma empresa líder global em plataformas de comunicação nos permitiu uma imersão nas tecnologias mais avançadas e em suas aplicações em escala mundial. Mais do que conhecer soluções inovadoras, vivenciamos um intercâmbio valioso entre representantes de diferentes setores, com trocas reais sobre sucessos e desafios da transformação digital”, conclui Ricardo Oliveira, CEO da TLD.

 

Assessoria

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito