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Foco nos clientes eleva as vendas da Embracon em quase 200%

Empresa aposta na consultoria especializada e tecnologia de gestão de leads para ter excelência na jornada dos clientes e impulsionar seus resultados

26 de julho de 2024 14:45

Determinada a tornar seu processo de vendas uma experiência única, com transparência e atendimento humanizado, a Embracon, uma das maiores administradoras de consórcio do país segundo ranking do Banco Central, apostou na parceria com a Consultoria WebPeak para implantar e gerir o CRM da Zoho. Além de conseguir estar mais próxima e conhecer cada vez mais seus clientes e seus sonhos (seu negócio é realizar os sonhos das pessoas por meio do autofinanciamento), a empresa ampliou em 190% suas vendas, entre 2020 e 2023.

Os resultados não param por aí, nos primeiros quatro meses de 2024, a Embracon vendeu R$ 7 bilhões em consórcios e cresceu 102% no período. Em 2023, a companhia registrou 57% de incremento em seu faturamento (R$ 12.3 bilhões) ante 2022.

“Esse salto nos resultados foi possível a partir da gestão eficiente de leads, desde a entrega para a força de vendas, composta por 2 mil profissionais, sua evolução, até a conclusão, feita com os recursos do CRM da Zoho, cujas integrações ao WhatsApp e ao e-commerce permitem, inclusive, medir a qualidade do atendimento”, avalia o diretor da Consultoria WebPeak, Marcos Custódio.

O projeto
Mais que acompanhar a evolução das tecnologias e do mercado de consórcio, a Embracon tem buscado se antecipar às necessidades e sonhos de seus clientes, em um mundo digital. Deste modo, gerir seu relacionamento com as pessoas, considerando toda sua diversidade, era um dos principais desafios para garantir a continuidade de crescimento da administradora. “A proximidade da WebPeak e seu conhecimento da tecnologia Zoho foram determinantes para o sucesso”, ressalta Fábio Paz, coordenador de operações e performance da Embracon.

O CRM da Zoho foi implantado no auge da pandemia, levando a WebPeak a fazer a implantação virtualmente, nas 90 filiais. Entre os desafios, estavam centralizar as informações, acompanhar os clientes e distribuir os leads. “A implantação foi concluída em apenas onze meses, quando a última filial, em abril de 2021, entrou em operação, o que consideramos altamente eficaz, em comparação com o tempo que outros players do mercado levam”, avalia o coordenador.

Os resultados falam por si só, comenta Custódio. “Com o CRM da Zoho, além do crescimento nas vendas, a representatividade alcançou +10%, antes da implantação era 2%; SLA de cinco minutos e atendimento em até 8h”.

A expectativa da Embracon é aumentar em 30% os resultados de 2023 e faturar R$ 16 bilhões até o fim do ano. Para isso, a empresa vem estruturando suas operações de forma estratégica, inclusive adicionando franquias em sua distribuição. Obviamente, gerenciar seus mais de 600 parceiros, 3 mil colaboradores, 90 franquias e mais de 180 mil clientes ativos exige tecnologias avançadas, conhecimento e inovação constante.

“Antigamente a empresa era míope e a eficiência das filiais era de apenas 1%. Em cinco anos, registramos aumento de 700% nesse quesito. Atingimos 100% de tratativa dos leads e foram implementadas automações para o enriquecimento dos dados”, ressalta Fábio Paz.

É importante notar que tanto a solução da Zoho quanto às indicações da consultoria acompanham as evoluções sociais e do mercado, entregando velocidade da informação, capacidade de analisar comportamento dos vendedores para aprimorar o processo e se manter competitiva.

Entre os resultados obtidos com a parceria estão: agilidade necessária para acompanhar a velocidade das mudanças, visão e acompanhamento do cliente no funil da conversão de vendas, identificação dos melhores vendedores e das melhores práticas. A Embracon também avalia que a simplicidade, facilidade de uso e de configuração, autonomia para criação de automações, fluxos, forms sem necessidade da TI tornam o CRM excelente. A autonomia permitiu que a empresa escrevesse mais de 60 funções sobre o Zoho.

Pioneira na simulação e compra online, guiada por IA
A operação da empresa é referência em canais digitais, tendo sido a pioneira na simulação e compra 100% digital, guiada por inteligência artificial, em 2013, quando começou a transferir seus ativos para a nuvem. Em 2015, lançou o primeiro e-commerce de consórcio do país.

Aproveitamento de leads
O CRM da Zoho garante mais controle sobre as vendas e aproveitamento dos leads fornecidos pela empresa.

Muito além da relação cliente/prestador
Para a Embracon, a consultoria da WebPeak se mostrou uma parceria que tem ido muito além da relação cliente/prestador, proporcionando uma série de benefícios, como melhorias contínuas e ampliação dos resultados, além de custos justos.

São mais de cinco anos de uma parceria sólida e enriquecedora entre a WebPeak e o Consórcio Embracon. Segundo o cargo e nome do executivo da Embracon, tem sido uma parceria bastante estratégica para o negócio. A transparência e proximidade do parceiro (WebPeak), agiliza todas as demandas e as personalizações necessárias, assim como sua expertise nos auxilia no aprimoramento dos fluxos de comunicação e vendas. Além, claro, da tecnologia ágil, personalizável e robusta da Zoho.

“Nossa jornada compartilhada e os sucessos que alcançamos lado a lado. Desde o início, nossa relação transcende o típico vínculo cliente-fornecedor. Desenvolvemos uma profunda confiança mútua, fundamentada em valores compartilhados de integridade, transparência e compromisso com a excelência. Esta base sólida permitiu-nos não só atender às expectativas, mas superá-las, entregando resultados consistentes e impactantes. Ao longo desses anos, enfrentamos desafios juntos e celebramos muitas conquistas, sempre apoiados por uma comunicação aberta e uma vontade genuína de ver o outro prosperar. A longevidade desta parceria, segundo a Embracon, se deve por ser uma relação que vai além de cliente/prestador, além dos aprimoramentos contínuos e os custos”, finaliza o executivo da Embracon.

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