Publicidade
Dossiê do Instituto Tricontinental analisa Big Techs e o uso de dados pessoais
O Instituto Tricontinental de Pesquisa Social lança nesta quarta-feira (3) o dossiê 46, Big Techs e os desafios atuais para a luta de classes, que busca compreender as transformações tecnológicas e seus desdobramentos sociais a partir da luta de classe. O documento traz uma discussão sobre as novas tecnologias digitais, tema que se apresenta cada vez mais como um desafio a ser debatido dentro dos movimentos populares.
Segundo o estudo, para compreender a ascensão das grandes corporações de tecnologia, as Big Techs, como Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft, entre outras, é preciso compreender como elas se relacionam com os mecanismos de acumulação do capital.
O dossiê constrói uma análise coletiva e objetiva sobre o papel dos dados digitais e das empresas de tecnologia no capitalismo contemporâneo, a preocupação permanente com o uso de dados para repressão, controle e vigilância. O estudo também aborda o fato de as maiores corporações da atualidade serem do ramo da Tecnologia da Informação, tornando o tema essencial para compreender as dinâmicas do capitalismo nos dias de hoje.
O documento analisa essas transformações no capitalismo recente e suas implicações para organização das lutas populares, para além das questões de segurança digital ou disputa das narrativas nas redes sociais, refletindo sobre diferentes perspectivas com o objetivo de formular a construção de um entendimento comum sobre esta temática.
O dossiê traz as implicações dessas transformações sobre o mundo do trabalho, os bens naturais e a ligação das grandes corporações com o Estado – sobretudo no Norte Global -, a disputa tecnológica na geopolítica mundial e os principais desafios à classe trabalhadora diante deste debate.
Tricontinental
O Instituto Tricontinental de Pesquisa Social é uma instituição internacional, orientada pelos movimentos populares, focada em estimular o debate intelectual para o serviço das aspirações do povo. Procuramos produzir conhecimento sobre a economia política, bem como a hierarquia social, com o objetivo de facilitar o trabalho de movimentos populares e se envolver na “batalha de ideias” para lutar contra a ideologia burguesa que varreu as instituições intelectuais, da academia à mídia.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito