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E-commerce sinaliza alta de 2,87% nas vendas em julho, frente a junho

Segundo índice MCC-ENET, o faturamento do setor também cresceu: 1,47%.

12 de setembro de 2022 13:58

As vendas realizadas pela internet continuam em expansão pelo Brasil. Ao comparar os meses de julho e junho deste ano, o setor cresceu 2,87%. Usando o mesmo período de comparação, o faturamento também ficou em alta: 1,47%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust em parceria a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

 

“O comércio eletrônico retomou a tendência de crescimento no mês de julho, somando um acumulado de 7,08% de crescimento em 2022. Os resultados ainda são muito impulsionados pelas compras online de materiais para escritório, informática e comunicação que permanecem em alta. A tendência é que esse crescimento se mantenha no segundo semestre do ano, com a aproximação do Dia das Crianças, Copa do Mundo e Natal”, afirma Gerson Rolim, representante do Comitê de Métricas da camara-e.net.

 

Vendas online

Ao comparar o mês de julho de 2022 com o mesmo período do ano passado, a ascensão foi de 3,44% nas vendas do e-commerce. No acumulado no ano, segue com desempenho positivo: 7,08%.

 

Na análise por região, em julho ante junho, a composição das vendas online ficou da seguinte forma: Nordeste (9,81%); Centro-Oeste (4,22%); Sul (4,03%); Norte (1,08%); e Sudeste (0,80%).

 

Metodologia índice MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

 

O Índice MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

 

Não estão contabilizados no Índice MCC-ENET dados dos sites Mercado Livre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust.

 

O que é o índice MCC-ENET

É o resultado de uma parceria formada entre a Neotrust e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O Índice MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.

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