Publicidade
O contrato com a plataforma de tecnologia prevê aplicação de cultura, educação e ações de desenvolvimento com startups para gerar soluções aos desafios da empresa no setor
O setor de consórcios cresceu 25,6% em 2023 e atingiu R$ 317 bilhões de faturamento, algo que deve ser superado este ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), já são mais de 10 milhões de participantes. Mirando neste público, o Distrito, principal plataforma de tecnologias emergentes da América Latina, acaba de firmar uma parceria com a Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios. O objetivo é potencializar a inovação por meio do aculturamento da empresa e desenvolvimento de projetos que visam acelerar as soluções e os serviços oferecidos.
Por meio da inteligência de dados que mostram tendências e análises sobre a empresa e setor, o Distrito irá atuar com a implementação do panorama de mercado, integração de eventos, networking para impulsionar o aperfeiçoamento de processos da empresa a partir dos principais avanços tecnológicos e digitais no segmento de consórcios. Junto com um programa de educação, a plataforma irá mapear as startups alinhadas aos desafios e objetivos de negócio que possam contribuir para o crescimento e transformação da Embracon no seu mercado de atuação.
“Essa é uma oportunidade única de alavancar a inovação no setor de consórcio. A nossa parceria com a Embracon demonstra o importante papel da inovação aliada a maturidade e referência que a empresa já apresenta em seu setor. Esse é um fator favorável em um empreendimento que está à frente nas mudanças tecnológicas para atender as necessidades do público”, explica Gustavo Gierun, CEO e co-fundador do Distrito.
Com atuação no mercado de consórcios desde 1988, a Embracon destaca a geração de negócios através do impacto social, da experiência humanizada e personalizada focada na jornada do cliente. Segundo Silvia Moraes, vice-presidente administrativa da Embracon, as ações da empresa estão atreladas ao investimento contínuo em tecnologia e treinamento, iniciativas alinhadas ao propósito da Distrito para promover os melhores resultados para os clientes.
“Esta colaboração visa fortalecer a cultura de inovação da Embracon, acelerando a transformação digital e otimizando processos corporativos por meio do apoio desse ecossistema de startups. A parceria permitirá ampliar mercados, áreas de atuação e incorporar tecnologias que resultam em aumento de performance para potencializar os resultados do negócio. A inovação, é um dos pilares estratégicos da Embracon e através dela nos conectamos ainda mais com as startups para desenvolver cada vez mais o setor de consórcios”, finaliza Silvia.
Com a aplicação do programa, a Embracon espera resultados significativos a melhoria contínua em processos e reafirma o compromisso com a excelência e satisfação dos clientes. A Embracon anunciou faturamento de R$ 7 bilhões no primeiro quadrimestre de 2024 um crescimento de 102% em relação ao mesmo período do ano passado. A projeção para o ano é de R$ 19 bilhões.
Investimento da Embracon em inovações
Lançada em 2023, a EmbraAssist, que já é reconhecida como a primeira Inteligência Artificial dedicada ao consórcio, é uma tecnologia integrada à área de busca do site da Embracon que permite acesso de informações detalhadas sobre diversos aspectos dos consórcios de forma rápida e intuitiva. Ela possui também recurso de áudio. Além da EmbraAssist, a Embracon também lançou outros projetos de inovação. Um exemplo foi a implementação de inteligência artificial na Unidade de Resposta Audível (URA) da Central de Atendimento. O assistente virtual da Embracon permitiu redução de 50% no número de ligações que precisam ser atendidas por humanos, com 23.987 ligações automatizadas, resultando em 3.200 horas economizadas mensalmente e uma diminuição de 1.784 ligações por mês. A inteligência artificial implementada também contribui para uma economia de 233 horas por mês, equivalente ao trabalho de quase 8 colaboradores em tempo integral. E, ainda este ano, a Embracon lançou sua plataforma de e-commerce para venda de consórcios. O investimento em inovação inclui a melhoria contínua da experiência do cliente através de plataformas digitais intuitivas, simulações online, e-commerce dedicado para aquisição de cotas de consórcio e um aplicativo móvel completo para gestão e acompanhamento das cotas.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito