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CEO da Lumis ensina práticas que podem ser essenciais na estratégia online.
Marcar presença na internet tornou-se algo fundamental para qualquer empresa, afinal, não é de hoje que a omnicanalidade vem se firmando como tendência de consumo. Mas apesar de esse ser o consenso entre os especialistas de marketing, tornar uma marca digitalmente conhecida não é uma tarefa simples; implica estratégias bem desenhadas que nem sempre são dominadas pelos departamentos de marketing.
Sendo assim, a Lumis, empresa brasileira pioneira em canais digitais, com base na experiência de seus produtos, preparou uma lista com dez dicas para melhorar o resultado da busca nos canais digitais. Quem ensina é Kishnan Nedungadi, CEO da Lumis
1 – Configure o Google Autocomplete
O Google Autocomplete é uma ferramenta do Google que funciona assim: quando alguém começa a digitar, as previsões de busca relacionadas às primeiras letras digitadas começam a aparecer na caixa de pesquisa, ajudando o usuário a terminar o que está digitando.
Essas previsões são geradas automaticamente, com base em pesquisas reais. Elas permitem uma “economia de tempo” por parte do usuário, por tornarem a busca mais veloz. “As previsões de busca geradas pelo preenchimento automático refletem as pesquisas de verdade, feitas no Google”, afirma Kishnan.
Quanto mais você consegue desvendar sobre as palavras-chave, mais espaço para adentrar esse universo você ganha porque é possível desmembrar as pesquisas, submetendo a sugestão do Autocomplete à novas buscas e assim por diante. “É importante também utilizar o potencial do recurso quanto à definição de padrões de comportamento e interesse dos usuários que pertencem ao seu público alvo.
2 – Ative o recurso “Você quis dizer”
Existem alguns recursos específicos que melhoram ainda mais a forma como a Inteligência Artificial entende o que os usuários de um bot estão perguntando. Um deles é o “Você quis dizer”, que permite identificar frases de gatilho semanticamente semelhantes (elas trazem frases, palavras e gramática semelhantes).
Este recurso é excelente porque permite a personalização das conversas, além de tornar o bot mais assertivo junto aos clientes.
3 – Trazer top 5 resultados sem precisa sair da página
A sugestão de pesquisas do Google é um recurso disponibilizado no campo de buscas do buscador. Quando um usuário começa a digitar uma determinada palavra, sugestões para completar o termo que está prestes a ser buscado começam a aparecer. Funciona assim: suponhamos que um usuário deseje descobrir a receita de um pudim. Ao digitar a palavra “receita” no campo de buscas, o Google irá sugerir opções para tornar a pesquisa mais rápida, como bolo, macarrão, e assim por diante.
Com isso, é possível ganhar mais praticidade e agilidade. Hoje, com o usuário cada vez mais exigente e habituado à tecnologia, este é um recurso importante.
4 – Consulte resultados agregados
Os relatórios agregados trazem dados de várias propriedades do Analytics e permitem ver os dados consolidados em um mesmo local. Por exemplo, se houver várias propriedades para sites da marca em países diferentes, ele pode agregar esses dados para ver métricas de desempenho global em detalhes. Isso permite comparar o desempenho da marca em diversos países.
5 – Highlight das palavras nos resultados
Milhares de sites na internet utilizam o efeito Hightlight em suas páginas, principalmente em páginas de resultados de buscas e pesquisas. Por exemplo, com uma palavra ou frase que é utilizada para a busca no resultado, este mesmo critério de busca aparece destacado. O efeito Hightlight é utilizado, por exemplo, nas páginas de cache do Google. “Com este código é possível criar este efeito em suas páginas de forma rápida e prática”, detalha ele.
6 – Ative a busca utilizando sinônimos
A configuração de sinônimos funciona de maneira recursiva. Isso significa que, ao adicionar um segundo sinônimo a outro já existente, ele também se tornará sinônimo do primeiro. Isso é fundamental nas buscas porque potencializa a exposição de uma marca.
7 – Busca por relevância de acordo com campos onde as palavras foram achadas
Existem mecanismos configuráveis que atribuem um peso às palavras, com base na sua frequência de busca. Dependendo do peso, elas são priorizadas em detrimento de outras por conta de sua relevância. Por exemplo, se eu pesquiso a palavra “jornada”, a busca devolve artigos que tenham essa palavra em títulos e não no corpo do texto. “Isso vem sendo bastante útil e melhora ainda mais a qualidade da busca”, comenta Kishnan.
8 – Busca por relevância de acordo com número de visualizações e cliques
Da mesma forma, este é outro mecanismo que se baseia na popularidade de um conteúdo. Com a diferença que ele considera prioritariamente a popularidade, ou seja, o número de vezes que o conteúdo foi clicado e lido.
9 – Relatórios de palavras mais buscados sem resultados
É válido utilizar o Relatório de palavras (ou termos) mais buscados para saber como foi o desempenho dos anúncios, e como eles foram acionados em situações reais na rede de pesquisa. “O documento apresenta insights sobre as pesquisas que acionam anúncios e o desempenho delas. Ele também ajuda a descobrir novas ideias de conteúdo para que as empresas possam se alinhar ao que os clientes procuram”, esclarece Kishnan.
10 – Prepare conteúdos relevantes para cativar seu público
Textos interessantes e de valor funcionam para atrair e fidelizar possíveis clientes. Tais conteúdos podem ser textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais. Todos eles têm como principal finalidade ajudar a solucionar problemas do público-alvo, além de fortalecer a autoridade da marca. “Ao ser criativo na produção de conteúdos, a marca se aproxima do cliente com credibilidade e confiança”, conclui o executivo.
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