Como devs e agências podem conquistar clientes pela internet

Para os desenvolvedores e agências que trabalham com a criação de sites, geração de leads, campanhas de marketing entre tantas outras possibilidades do profissional de internet, tirar uma ideia do papel e ver aquilo funcionando, gerando negócios e auxiliando pessoas é algo muito compensador. Mas, além é claro do conhecimento técnico, o primeiro passo para todo esse trabalho é conquistar clientes.

2 de agosto de 2021 09:32

Empreender é um grande desafio. Para os desenvolvedores e agências que trabalham com a criação de sites, geração de leads, campanhas de marketing entre tantas outras possibilidades do profissional de internet, tirar uma ideia do papel e ver aquilo funcionando, gerando negócios e auxiliando pessoas é algo muito compensador. Mas, além é claro do conhecimento técnico, o primeiro passo para todo esse trabalho é conquistar clientes.

E como fazer isso? Pela internet existem diversas opções para expor o seu portfólio, fazer networking e atrair o seu público e fechar negócios. Para fazer isso de forma eficiente você deve ter uma estratégia bem definida para cada tipo de rede e pesquisar com quem quer falar, para adaptar a linguagem a cada perfil.

Por exemplo, no caso de redes sociais, se o seu público for jovem, o indicado seria o Instagram em conjunto com Tiktok. Caso mais adulto, Facebook. Para ter sucesso é preciso estudar qual a melhor abordagem em cada rede. Afinal, um vídeo para o Tiktok provavelmente não terá o mesmo efeito se replicado no Facebook, por exemplo.

O portfólio é uma das peças fundamentais para conseguir novos clientes. Com ele é possível demonstrar quais são suas capacidades, o que sabe fazer de melhor e o quão bem feito é o seu trabalho. É importante que ele seja simples e de fácil usabilidade, ou seja, o cliente final precisa visualizar o material (site e outros) e conseguir entender como isso pode se aplicar ao negócio dele.

Possuir um site também é essencial para toda a sua estratégia online. É nele que você reúne todas as informações do seu negócio, portfólio, serviços oferecidos, contato, etc. Ao criá-lo, insira a sua localidade no Google Maps (Meu Negócio). Após isso, aplique o Adwords que fará com que sua página figure nos primeiros lugares nas pesquisas. Vale salientar a importância de realizar uma breve pesquisa 360° em sua região, assim poderá ver todas as oportunidades e possibilidades de aplicar o contato direto. Por mais que pela web seja possível arrumar negócios no mundo todo, é na sua região que você terá mais apelo.

Outro passo relevante é divulgar para sua rede de amigos. É com eles que muito provavelmente você vai conquistar suas primeiras indicações. E, fazendo um serviço bem feito, você conseguirá as tão necessárias recomendações. Afinal, você falar que é um excelente profissional é uma coisa. Outra muito melhor é alguém que usou o seu trabalho falar que ele é bom. Seus clientes são os seus promotores, isso gera mais segurança no momento de contratar um serviço, além de precisar de zero investimento.

Arthur Antônio Alves é Head Locaweb PRO. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, possui certificado em Gestão de Marketing Digital de Alta Performance pela ComSchool e Microsoft Power BI. O executivo integra a Locaweb desde 2015.

Locaweb Pro

A Locaweb Pro é uma unidade de negócios da Locaweb focada em desenvolvedores, agências digitais e revendedores. Por meio de planos de parceria, os profissionais cadastrados contam com diferenciais como: maiores descontos em produtos, revenda das soluções, insights de negócio e muitos outros. Com fluxos de trabalho diferenciados, como suporte exclusivo e credenciais em eventos de tecnologia, a unidade possui milhares de parceiros. Para mais informações, acesse: https://pro.locaweb.com.br/

 

Por Arthur Alves, head da Locaweb PRO

Foto: Divulgação

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