Publicidade

A inteligência artificial permitirá que os humanos sejam mais humanos

O futuro é algo intrigante, desde os primórdios da humanidade tentamos prever o que virá depois, isso é fato. Seja observando os movimentos das estrelas, ou quem sabe consultando um “profeta”, vide Nostradamus, a sociedade sempre se preocupou com o que não sabe e não consegue controlar. Mas o que isso tem a ver com […]

3 de agosto de 2021 10:12

O futuro é algo intrigante, desde os primórdios da humanidade tentamos prever o que virá depois, isso é fato. Seja observando os movimentos das estrelas, ou quem sabe consultando um “profeta”, vide Nostradamus, a sociedade sempre se preocupou com o que não sabe e não consegue controlar. Mas o que isso tem a ver com inteligência artificial e processos de automação de trabalho? Ora, tudo! E já explicarei o porquê.

Quando presenciamos a primeira grande revolução industrial, com todos aqueles avanços tecnológicos e substituição de trabalhadores por máquinas, as pessoas já se perguntavam “e agora? Será esse o destino da humanidade?”, um questionamento, por sinal, que perdura até os dias atuais. Para os não tão amantes da tecnologia, uma notícia: sim, esse é o destino da humanidade, e será cada vez mais.

De fato, os robôs substituirão os humanos em muitos trabalhos e tarefas. E aqui estou sendo um pouco generalista, mas você pode chamar de Inteligência Artificial ou Machine Learning, ou todo equipamento motorizado que foi desenvolvido para se auto aprimorar e aprender. Cada vez mais, empresas e fábricas implantam essas tecnologias, acionadas por algoritmos inteligentes e que “trabalham” lado a lado das pessoas. Uma das maiores referências de Inteligência Artificial no mundo, Andrew Ng, prevê que o avanço da IA tem potencial para movimentar mais de 10 trilhões de dólares na economia global até 2030.

O que muitas pessoas não veem, é que isso não é necessariamente algo negativo ou para se temer. Uma automação feita com inteligência artificial resolve problemas mais operacionais, e isso dá a oportunidade para as pessoas focarem em atividades mais estratégicas, fomentando um ambiente propício para a geração de ideias inspiradoras e criativas e o desenvolvimento de modelos de negócios disruptivos e inovadores.

Ressignificar o trabalho é algo recorrente para a sociedade, e quando caminhamos para operações que cada vez mais usam inteligência artificial, é importante entendermos e pensarmos como o que ela de fato é: uma aliada. É algo comum observar apenas os desafios que uma situação apresenta e não olhar para as oportunidades; em muitos casos, humanos e máquinas trabalharão juntos, ajudando uns aos outros e aperfeiçoando processos que antes demandavam muito esforço.

Um bom exemplo disso é o caso da Amazon, que empregou mais de cem mil robôs e contratou mais de oitenta mil humanos em sua operação. Nesse caso, as pessoas fazem a coleta e a embalagem das mercadorias, enquanto os robôs movem os pedidos pelos armazéns, tornando os trabalhadores mais eficientes com a redução do desgaste físico.

E de que maneira podemos posicionar a sociedade acerca dessa realidade? Bom, eu acredito que a melhor maneira dos humanos serem mais humanos é entender que a inteligência artificial é na verdade uma grande parceira e pode ser utilizada em diversas situações para simplificar o nosso dia a dia.

Sobre o autor

*Anderson Paulucci é CDO da SysMap Solutions. Responsável pelo desenvolvimento de soluções de Machine Learning, Ciência e Análise de Dados, Big Data Analytics, Estratégia de Dados, Engenharia de Dados e Governança de Dados. Além disso, é professor universitário nos cursos de pós-graduação voltados à tecnologia da USP/Esalq. Teve também passagens pela FIAP como professor e coordenador do curso de MBA em Arquitetura de TI.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito