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Soluções da AEVO são usadas por mais de 400 mil colaboradores, de 150 médias e grandes empresas como AMBEV, BIC, VIVO, VALE e Nestlé.
Com o crescimento no número empresas que usam tecnologia e dados para transformar setores tradicionais, com times enxutos e soluções de alta escalabilidade, o diferencial competitivo das empresas tem durado cada vez menos tempo. Prova disso é que 88% das empresas que estavam na Fortune 500 em 1995, lista com as maiores empresas dos Estados Unidos, não estavam na lista em 2014. O dado evidencia a importância das empresas investirem em pessoas e ferramentas que auxiliem a gerar melhorias contínuas nos negócios, para não perderem a competitividade. Pensando nisso, Luís Felipe Carvalho, CEO e cofundador da AEVO, empresa brasileira de gestão da inovação, que tem como clientes VIVO, BASF, ArcelorMittal Brasil e Nestlé, reuniu algumas dicas de como criar uma área nas empresas que viabilize a geração e gestão de ideias inovadoras. Confira:
Entenda a realidade atual e os objetivos do negócio
A inovação nunca é o fim e sim o meio para alcançar um ou mais objetivos do negócio. Portanto, o primeiro passo é saber quais são os objetivos, para entender os diferentes tipos de inovação que a empresa deve procurar. Existem duas diferentes formas de inovação: a de sustentação (incremental), de melhorias graduais e contínuas em produtos já existentes, e a inovação transformacional (radical), focada em produtos e modelos de negócios novos. Sabendo onde quer chegar, o próximo passo é entender quão longe a empresa está desse objetivo, tendo clara qual é a realidade atual. “Um exemplo claro é: se tenho uma consultoria de gestão empresarial e preciso de uma forma de gerar receita recorrente, para isso preciso de uma solução totalmente nova, explorando um novo mercado, como o de software próprio para gestão de estratégia e processos, por exemplo, uma área totalmente nova. Isso é uma inovação transformacional”, pontua Luís Felipe.
Realize benchmarkings
Independente da sua área de atuação, provavelmente você já se perguntou se alguém já teve o mesmo desafio que você tem hoje. Saber disso pode evitar o desperdício de recursos e tempo. Então, o primeiro passo é estudar outras empresas e buscar cases de sucesso de empresas que tiveram os mesmos desafios ou desafios semelhantes. “Para facilitar, aqui vão algumas dicas: é importante não buscar no escuro, sempre filtre os benchmarkings por empresas que estavam em um estágio de maturidade semelhante ao seu quando enfrentaram o desafio, empresas do mesmo setor e empresas de diferentes setores, mas com modelo de negócio semelhante. Direcione também a busca por como foi estruturada a inovação: como foi organizada a equipe envolvida no programa, se foi envolvida a alta liderança, quais eram os objetivos, como mensuraram o programa, entre outros detalhes até chegar ao resultado final”, acrescenta o CEO da AEVO.
Sensibilize as lideranças de diferentes áreas
Para garantir que a área de inovação da empresa atinja os resultados esperados, todas as lideranças precisam ser sensibilizadas e entenderem a importância da inovação. Em outras palavras, todos precisam comprar a ideia. “Uma boa dica é preparar apresentações, palestras e cases que abordem a importância da área de inovação nas empresas, deixando claro porque a sua organização deve abrir uma área de inovação e como isso se conecta dos objetivos estratégicos”, reforça o executivo.
Defina a estratégia de inovação
Com o conhecimento adquirido no benchmarking e lideranças engajadas, capazes de engajar todos os outros colaboradores, agora é possível planejar a estratégia. Responder às perguntas: qual o objetivo da sua área? (meta), qual o modelo de inovação mais se encaixa no objetivo, como vamos alcançar o objetivo (ações que a empresa vai realizar) e que ações vou realizar para que a empresa esteja engajada, pode ajudar a definir o escopo da sua área de inovação, que deve auxiliar a empresa a alcançar o objetivo estratégico.
Estruture o time de inovação
Com estratégia definida, chegou o momento de montar o time que irá compor a área dedicada somente à inovação. Ao compor o time de inovação, pergunte-se se o melhor caminho é contratar ou promover profissionais para a área de inovação. “A dica é começar pelo líder de inovação. Se a inovação da empresa é incremental (em produtos já existentes), talvez faça sentido promover alguém que já domina esses processos e possui a proatividade necessária para gerenciar uma área. Por outro lado, se a empresa quer inovar em um novo produto, a chamada inovação transformacional, talvez faça sentido contratar um profissional capacitado e que tenha experiência na área que deseja explorar, com uma visão externa à empresa”, recomenda Luís Felipe Carvalho. A equipe pode ser definida já em conjunto com o líder escolhido, montando um time com conhecimento e experiência necessários para rodar a área. Outras duas dicas extras são: antes de montar a equipe, o líder deve revisar todo o planejamento e garantir junto à alta liderança que a estratégia é viável para os recursos e orçamento disponíveis; e ter um time diverso, com diferentes percepções, formado por pessoas com diferentes backgrounds, perfis e experiências, potencializa a capacidade da equipe.
Garanta o engajamento da liderança com o time de inovação
Com o time definido, garanta que a empresa vai dar o suporte necessário para que o time possa entender os processos e como pode ajudar a organização. Apresente o time de inovação à liderança, ressalte a importância do time para a estratégia da organização e convide a liderança a colaborar com a inovação. Para que o time de inovação consiga abertura com a empresa para sugerir melhorias, é necessário que a empresa confie no time, com pequenas vitórias que mostram o valor da inovação e permitam ganhar mais confiança.
Números mostram o desempenho da inovação em empresas do país
Após ter um time de inovação estruturado, ele será responsável por impulsionar as ideias inovadoras, que devem partir de colaboradores de diferentes áreas da organização. A AEVO oferece soluções para gestão da inovação por meio do seu software, utilizado, atualmente, por mais de 150 empresas e 410 mil colaboradores dessas organizações. De acordo com números levantados pela empresa, somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas aproximadamente 35 mil ideias de inovação na plataforma. São ideias sugeridas por profissionais para as suas empresas, por meio de um Programa de Ideias, com objetivos de melhorias em processos, produtos e serviços das companhias.
Ainda nos primeiros seis meses de 2022, foram 9 mil ideias aprovadas e 5 mil ideias implantadas, gerando inovação e retorno financeiro às empresas. “A Inovação vem se mostrando como a principal estratégia para garantir a perenidade dos negócios, em um cenário de incertezas e mudanças que acontecem muito rapidamente. Os números do nosso software mostram que os colaboradores das organizações estão cada vez mais engajados, sugerindo inovações e participando ativamente da estratégia. Isso traz, além de avanços, um sentimento de pertencimento e de legado às pessoas que participam de um programa de Inovação”, finaliza Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO.
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