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Carrinho abandonado: confira 3 motivos que levam à desistência da compra e como evitá-los

Especialista da we.digi orienta como solucionar alguns problemas que desmotivam o consumidor a finalizar a compra.

20 de outubro de 2022 13:19

O e-commerce cresceu aceleradamente nos últimos anos, contudo ainda trava uma luta contra o abandono de carrinhos. E quanto mais lojas virtuais, mais apelo ao consumidor e mais fácil ele desistir de uma compra na hora de finalizar a transação. Há estimativas que apontam que a taxa média de abandono no país ultrapassa os 60% e muitas razões podem estar envolvidas nisso. Preço do frete, cadastros burocráticos, checkout complicado e até mesmo problemas de carregamento na página podem ser alguns “desmotivadores” para o consumidor.

 

“Uma alta taxa de abandono de carrinho sinaliza que alguma das etapas do processo de compra está com problemas. Isso impede que a loja alavanque as vendas e, mais importante, fidelize clientes. O lojista precisa identificar os principais gargalos que levam a essas desistências e prevenir que elas ocorram”, orienta Felipe Trudes, sócio fundador da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce.

 

O especialista lista três problemas comuns que estimulam o abandono de carrinho e traz dicas para solucioná-los. Confira:

 

Valor do frete

Uma pesquisa da Opinion Box e Dito realizada neste ano revelou que 73% dos consumidores desistem de compras online por causa do valor do frete. Além de buscar transportadoras com custos mais atrativos, é possível contornar essa situação oferecendo ao consumidor outras opções de entrega e cupons de desconto para a primeira compra ou em datas promocionais.

 

Formas de pagamento limitadas

Com tantas opções de pagamento disponíveis no mercado, a limitação desses meios em uma plataforma de compra pode desmotivar o cliente. Investir em diversificar as formas de pagamento amplia o público em potencial do seu e-commerce. Além de trabalhar com diferentes bandeiras de cartão, ofereça pagamento em pix, boleto e também facilidades de parcelamento.

 

Problemas de usabilidade

É preciso ter um olhar mais cuidadoso para o UX Design e UX Writing da sua plataforma. Esses conceitos focam na experiência do usuário durante a jornada de compra e prezam por uma navegação facilitada e agradável. “Categorias de produtos não visíveis, fontes complicadas de ler, falta de descrição dos produtos, carregamento lento e botões com problema são alguns obstáculos que dificultam a navegação e motivam os consumidores a abandonarem o carrinho”, alerta Trudes.

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