Publicidade

Camerite Cortex identifica veículos e rotas de fuga de suspeitos com suporte de Inteligência Artificial Hórus

Com a ferramenta, malhas de câmeras das cidades podem ser integradas e compartilhadas com forças de segurança, criando uma rede de videomonitoramento que auxilia investigadores

12 de julho de 2021 09:04

 

 

 

São Paulo, julho de 2021 – Com objetivo de tornar o trabalho de investigação e de análises de ocorrências nas cidades mais ágil e eficiente, a Camerite, plataforma de soluções de videomonitoramento com câmeras de vigilância integradas e armazenamento 100% em nuvem, desenvolveu o Mapa Investigativo Camerite Cortex, ferramenta que conta com a tecnologia de Inteligência Artificial Hórus para identificar veículos e rotas de suspeitos.

 

Presente em cidades como Palotina (PR), Joinville (SC), Ribeirão Preto e Sorocaba (SP) e Palmas (TO), o Camerite Cortex permite que as malhas de câmeras das cidades sejam integradas e compartilhadas com as forças de segurança, criando uma rede de videomonitoramento que auxilia os investigadores a descobrir e a monitorar rotas de fuga de suspeitos em um menor tempo.

 

“Nas plataformas tradicionais, o trabalho de identificação das rotas de fuga de suspeitos costuma ser manual e mais difícil. Sabemos que quanto maior a demora na análise das imagens da ocorrência, menores as chances de um flagrante, por exemplo”, pontua Cristian Aquino, fundador e CEO da Camerite.

 

Inteligência Artificial a favor da Segurança Pública

 

A plataforma Camerite Cortex permite que o investigador crie mosaicos na tela com múltiplas câmeras e utilize recursos do Google Street View para o reconhecimento da região. Além disso, com o suporte da Inteligência Artificial Hórus, a ferramenta possibilita a busca de endereços específicos por meio de um mapa, a identificação de todas as câmeras de segurança disponíveis no local e o ângulo de cobertura de cada uma delas.

 

O investigador seleciona o objeto que deseja encontrar nas imagens, que podem ser carros, bicicletas, motocicletas ou até mesmo pessoas, e aplica um filtro para cores predominantes, selecionando a cor vermelha para buscar um carro vermelho, por exemplo. Todas as informações ficam protegidas em nuvem.

 

Ao utilizar o recurso de calendário, o usuário consegue selecionar o período de busca e filtrar os resultados de uma janela de tempo específica. Neste momento, a Inteligência Artificial Hórus apresenta todos os resultados correspondentes às informações definidas. “Na sequência, basta identificar e selecionar as imagens desejadas e a plataforma Hórus apresenta a possível rota do objeto, desde o ponto de partida até o último registro feito pelas câmeras de segurança, entregando ao investigador informações relevantes para a localização dos suspeitos”, destaca Cristian.

 

Linha do tempo

 

Inicialmente com o nome VejoAoVivo, a Camerite começou suas atividades em 2012, na cidade de Joinville (SC). A princípio, a empresa disponibilizava uma plataforma com aproximadamente quinze câmeras conectadas por todo o município catarinense. O objetivo era possibilitar aos cidadãos o acesso a imagens ao vivo da região para verificarem as condições de trânsito e climáticas, como alagamentos, ou mesmo por curiosidade.

 

No ano de 2016, com o forte aumento da criminalidade e enxergando a latente necessidade de um sistema de videomonitoramento eficiente e acessível, a VejoAoVivo alterou sua razão social para Camerite, passando a gravar e armazenar imagens na nuvem. A startup também passou a processar e adicionar Inteligência Artificial, melhorando a segurança das cidades. O avanço das tecnologias, somado ao conceito de colaboratividade, resultou na expansão das oportunidades de negócios.

 

“Acreditamos que a tecnologia é uma importante aliada para garantir a segurança e melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Quando trazemos o fator colaborativo, potencializamos os resultados. Nosso objetivo é expandir a nossa plataforma para o maior número possível de cidades”, finaliza Cristian Aquino.

 

Sobre a Camerite

 

A Camerite é uma startup brasileira que oferece a cidades de todo o Brasil soluções de monitoramento por meio da Inteligência Artificial, com câmeras de vigilância integradas e armazenamento 100% em nuvem. Criada em 2012 por Cristian Aquino, a empresa, sediada em Joinville (SC), atua com a missão de ressignificar a segurança na sociedade. Com foco na prevenção e na remediação de crimes, oferece soluções para o consumidor final e para a segurança pública.

 

A filosofia da Camerite é unir a comunidade em prol da proteção do seu bairro como um todo, e não apenas manter a segurança das casas e dos comércios individualmente. A colaboratividade aliada com a tecnologia se torna indispensável para garantir cidades mais seguras, tanto entre vizinhos e comerciantes (no monitoramento colaborativo) quanto público e privado (no monitoramento governamental). Atualmente, a empresa é a maior plataforma de videomonitoramento online da América Latina e conta com mais de 300 mil usuários e mais de 600 cidades monitoradas.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito