Publicidade

Brasil avalanca três posições em ranking global de inovação e tecnologia

O Brasil ganhou três posições, passando da 57ª para a 54ª posição.

4 de outubro de 2022 13:35

O Brasil ganhou três posições, passando da 57ª para a 54ª posição, na edição de 2022 do Global Innovation Index (GII), estudo elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), uma agência especializada das Nações Unidas.

 

O ranking é liderado pela Suíça, seguida pelos Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. No balanço dos países da América Latina e Caribe, o Brasil ficou em 2º lugar, atrás do Chile e à frente do México. É o país mais bem posicionado da Região no indicador de sofisticação empresarial, ocupando a 35ª posição.

 

Entre os três fatores que levaram o país a melhorar sua colocação estão retração do Produto Interno Bruto (PIB), inserção de novos indicadores no ranking e a boa atuação empresarial.

 

“Além de promover o crescimento econômico, a inovação apoia a criação de novas tecnologias e indústrias, contribui com o PIB, soluciona problemas da sociedade, melhora a qualidade de vida e colabora para reduzir as desigualdades sociais”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex.

 

Segundo o Índice, no ano de 2021, os investimentos por parte das empresas que mais investem em P&D cresceu quase 10%, superando a marca de US$ 900 bilhões. Equipamentos de TIC e equipamentos elétricos; softwares e serviços de TIC; fármacos e biotecnologia; e construção e metais industriais foram os setores que impulsionaram essa expansão.

O Índice Global de Inovação 2022 mede o desempenho dos ecossistemas da inovação de 132 economias e identifica as tendências globais mais recentes em matéria de inovação. O IGI é um dos principais instrumentos de referência para dirigentes empresariais, formuladores de políticas públicas e aos que buscam conhecimentos sobre a inovação no mundo.

Ele é formado pela média de cinco pilares: instituições; capital humano e pesquisa; infraestrutura; sofisticação de mercado e sofisticação empresarial. Também são avaliados quesitos como insumos de inovação, produtos de conhecimento e tecnologia e produtos criativos, distribuídos em 81 indicadores.

Clique aqui para acessar o conteúdo completo do Global Innovation Index.

 

*Softex

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito