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Black Friday: saiba como impulsionar vendas com soluções de T.I.

Computação em nuvem e cibersegurança garantem mais agilidade, produtividade, segurança e retenção de clientes, afirma especialista

11 de novembro de 2021 09:04

A Black Friday acontece, oficialmente, no próximo dia 26 de novembro, mas os descontos na venda de produtos já começaram, com o mais conhecido ‘esquenta’ das promoções. Levantamento da Adobe aponta que somente as vendas online na temporada deverão crescer 11% em relação ao ano passado, chegando a US﹩ 910 bilhões no mundo. Servindo como alternativa para lojistas em meio à pandemia, o e-commerce é uma grande aposta para os empresários, que devem voltar a atenção também para a estrutura de suas lojas virtuais, com ferramentas e tecnologias que garantam maior qualidade e segurança nesse processo de vendas.

Segundo Gustavo Duani, diretor de cibersegurança da Claranet , multinacional de tecnologia, preparar os ambientes digitais com tecnologias de cloud computing e aumento de cibersegurança são ações fundamentais neste momento. “Mais do que vender e oferecer descontos em produtos, os consumidores também buscam ter boas experiências no processo de compra. Nesse sentido, estruturar o ambiente virtual de uma empresa com soluções de computação em nuvem é fundamental, pois além do lojista obter mais agilidade e produtividade, ainda é possível atrair e reter o consumidor na plataforma de consumo por mais tempo”, pontua o executivo.

Estudo da Associação das Empresas de Software mostra que apenas neste ano o mercado de nuvem no país chegará a US﹩ 2,3 bilhões. Até 2022, a expectativa é de crescimento de 35,5% ao ano. Essa migração do serviço acontece em um momento no qual o empreendedor busca a redução de custos para o seu negócio e mais segurança para os dados que trafegam na internet, em paralelo com a alta nas vendas online, que correspondem a 11,6% de todo o setor varejista brasileiro, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Além da computação em nuvem, outro fator que deve ser levado em consideração pelos empresários é a segurança de dados. O risco de ocorrer invasões, sequestro de informações e ataques hackers pode ser maior neste momento em que muitos usuários utilizam a internet para acessar plataformas digitais e, consequentemente, repassam dados pessoais às lojas. “Outro fator determinante para evitar aborrecimentos é a segurança da estrutura dessa loja virtual. A cibersegurança é extremamente importante para identificar, bloquear e evitar possíveis ataques que possam ocorrer nesse período de compras”, destaca Duani.

Vale destacar também que neste período de super promoções, as empresas do varejo que recebem conexões em grande volume em seus portais e plataformas de e-commerce, é importante pensar também em aspectos que garantam transações confiáveis e transparentes ao usuário final. “Teste de penetração e análises de vulnerabilidades do portal podem ser uma forma assertiva de avaliar a segurança desses terminais online. Além disso, é importante se preocupar com soluções que previnam ataques DDOS, SQL Injection e outros que possam causar interrompimento de serviços e também roubo de dados de clientes”, finaliza o especialista em cibersegurança da Claranet.

SOBRE A CLARANET

Fundada em 1996, a Claranet é uma multinacional de tecnologia, com foco em cloud computing, cyber security, Dados, DevOps, plataformas digitais e serviços gerenciados. O grupo está presente em 10 países no mundo e os quase 3 mil colaboradores têm como missão ajudar os clientes em todas as etapas da transformação digital. Com 5 estrelas do ISG Provider Lens, nas categorias de nuvem pública e privada no Brasil, a empresa é destaque na liderança por diversos analistas internacionais de tecnologia.

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