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Apps de streaming competem cada vez mais pela atenção do consumidor

Apps de entretenimento cresceram cerca de 200% entre 2018 e 2020.

19 de agosto de 2022 13:52

As opções disponíveis em streaming para os consumidores estão cada vez maiores. 69% das pessoas deixam de assistir à programação da TV aberta para consumir streaming, por conta de conteúdos variados com uma única assinatura (Insights & Innovation da FleishmanHillard Brasil).

 

Estúdios criaram seus próprios serviços, trazendo novos canais e opções de catálogos e preços. Quem ganha com isso é o consumidor, que não fica mais limitado a uma ou duas opções de serviço de streaming, e pode escolher diferentes caminhos na hora do seu entretenimento. Enquanto isso, para os apps de streaming, trata-se de uma grande competição por essa atenção.

 

“Na pandemia, o hábito de assistir a filmes aumentou. Quanto mais tempo tínhamos que ficar em casa, mais opções de entretenimento acabavam.” diz Flávio Levi, Head de Vendas da Winclap para Latam, empresa de performance, crescimento e escala de apps, e que atualmente atua com aplicativos de diferentes verticais, incluindo streaming.

 

Ainda segundo o Insights & Innovation da FleishmanHillard Brasil, as preferidas pelos brasileiros são: Netflix (64%), Amazon Prime Video (34%), Disney+ (20%) e Globoplay (19%). Então, como os novos apps de streaming podem e devem batalhar para estarem na tela dos consumidores?

 

Preço

Entre 2019 e 2022, o brasileiro que assinava os três principais serviços de streaming disponíveis, teve um aumento de 23% no gasto mensal, mantendo os mesmos serviços. Ou seja, no atual momento econômico do país, as pessoas querem custo baixo para seu entretenimento. É bom lembrar que muitos consumidores não possuem nem sequer smart TV, e utilizam os próprios smartphones como tela única e como acesso à Internet da casa. Além disso, muitos investem nos dispositivos que transformam as TVs antigas em smart, que são bem mais baratos e oferecem a mesma experiência de navegação pelos apps de entretenimento (como a linha Fire TV da Amazon, por exemplo). Por isso, o app precisa chegar a um custo que faça sentido com base no que ele oferece aos espectadores.

 

Produtos variados e catálogo rico

Variedade também é palavra chave. Cada plataforma oferece produtos variados, e cada usuário possui suas preferências. Por isso, as diversas opções de conteúdo são fundamentais para um streaming crescer entre uma base de usuários. Esse talvez seja o fator mais relevante. Caso o app escolha ser de nicho, ele vai atrair um público específico, porém cativo. Portanto, as várias opções de conteúdo são essenciais para que o streaming cresça entre uma base de usuários. Este talvez seja o fator mais relevante. Se o aplicativo escolher ser de nicho, atrairá um público específico, mas cativo. “Promover programas exclusivos é uma forma eficiente de atrair novos usuários. Um de nossos clientes, o GloboPlay, possui o Campeonato Brasileiro de Futebol, e vimos como a maioria de suas assinaturas ocorre nos finais de semana, quando são os jogos mais importantes. Até mesmo identificar séries de melhor desempenho como Game of Thrones ou Stranger Things nos ajudou a aumentar o desempenho usando anúncios com esses personagens.”

 

Fácil navegação e qualidade

Consumidores querem navegação intuitiva, se não gostarem ou não entenderem o app, irão desistir. Concentrar-se nas funcionalidades, recursos, na estabilidade do aplicativo, na qualidade de imagem, transmissão de dados etc, influenciará o usuário a continuar ou desistir. Com tantas opções hoje, o brasileiro não vai sentir que está perdendo ao trocar um streaming por outro – caso não tenha poder aquisitivo para assinar todos.

 

Promoções

Se o app chegou ao mercado brasileiro e precisa aparecer para uma nova base, nada como chegar com promoções na primeira assinatura. Brasileiros estão dispostos a aceitar promoções para conhecer um novo produto.

 

Anúncios com criadores de conteúdo: 3x mais tempo de uso e 2x mais cliques. Assim, a publicidade em aplicativos é essencial quando se trata de captar a atenção dos consumidores. Por exemplo, campanhas feitas com criadores de conteúdo em redes sociais de vídeo como Reels ou TikTok são extremamente eficazes.

 

“Anúncios com criadores melhoram o desempenho não só em cliques, mas em alguns casos aumentam as instalações em até 60% e triplica o tempo de uso do aplicativo por pessoa. Isso porque as pessoas podem ver novos conteúdos, incluindo anúncios, com base nos interesses com os quais mais interagem.” acrescentou Levi.

 

“Para atrair mais usuários para seus aplicativos de streaming, os anúncios precisam ser experienciais, baseados em tendências e com texto reduzido. Criar conteúdo orgânico mantendo os códigos de cada canal é a chave para o sucesso das campanhas”conclui Flávio Levi, Head de Vendas da Winclap para Latam.

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